FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA A GCT objetiva o fortalecimento do cuidado da população do território e a melhora do seu estado de saúde, por meio do apoio às equipes locais na identificação das demandas dos usuários e na organização dos processos de resposta a essas demandas.Para isso, a GCT busca: aumentar a integração entre os níveis de gestão da saúde, central, distrital e local
A Atenção Primária à Saúde no município de Belo Horizonte está estruturada com 152 centros de saúde e 588 equipes de saúde da família, o que resulta em uma cobertura de 86,3%. Desde a opção pelo PSF em 2002, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando o aprimoramento da gestão e a qualificação do cuidado. A análise do contexto atual mostra um aumento progressivo da complexidade e diversificação das demandas. Este cenário aumenta o desafio de uma APS resolutiva ,ordenadora do cuidado e garanta a continuidade do cuidado e busque a satisfação do usuário. Assim, dando continuidade à história do SUS-BH e renovando os esforços por uma APS qualificada, foi desenvolvida, em 2016, a Estratégia Gestão do Cuidado no Território (GCT).
Por meio dessas ações contínuas, pretende-se incentivar e fortalecer a aproximação da gestão de nível central e distrital, de forma rotineira e sustentada, e, consequentemente, ampliação do apoio à gestão local desenvolvendo práticas assistenciais melhor dimensionadas, baseadas em evidências científicas, diretrizes institucionais e no conhecimento do território e das populações.
Rua Gonçalves Dias.