Olá,

Visitante

Empoderamento Social em Defesa do SUS no Município de des calvado – Sp

o Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do SUS. em Descalvado-SP existe através da Lei nº 1.127, de 02/04/1991. Tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse do SUS, como também submete ao Pleno suas recomendações. Funciona mensalmente com reuniões ordinárias e Ata para comprovar seu funcionamento. É paritário conforme a Lei nº 8.142/90 e Resolução nº 453/2012 do CNS. A participação e a deliberação de novos espaços democráticos criados no nível local começam a ser defendidas como fundamentais para tornar o sistema democrático mais inclusivo. Atuação fundamental em formulação de estratégias e controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos. o CMS analisa e aprova o Plano de Saúde, Relatório de Gestão, SISPACTo e informa a sociedade sua atuação. Justifica-se como instrumento de fiscalização e controle para articular políticas e programas de interesse para a saúde, cujas execuções envolvam áreas do SUS.

Estimular os munícipes do seguimento sociedade ao protagonismo as necessidade de saúde da população em geral e mobilizar essas pessoas na liderança para um eficaz controle social. Compete ao CMS a criação, coordenação e supervisão das comissões. Existem duas comissões: Financeira e de Visitação. A financeira tem por finalidade subsidiar o CMS nas questões orçamentárias e acompanhar as etapas do ciclo monitorando as prestações de contas do FMS. Avalia as contas da saúde e acompanhar as despesas conforme os Planos de Trabalho. Avalia os empenhos, aprova as contas e emite pareceres. A de Visitação é de natureza consultiva e assessoramento, tem como clientela os serviços próprios, as entidades do terceiro setor e prestadores de serviço. Todos os trabalhos das comissões são pautados, acompanhados de relatórios, com encaminhamentos/ajustes, bem como solicita explicações quando os serviços executam de forma não pactuada.

Melhorou a atuação na formulação e execução de políticas de saúde, incluindo os aspectos financeiros, técnico administrativo, ambiência, satisfação dos usuários Acompanhamento das atividades epidemiológicas Fiscalização, acompanhamento e desenvolvimento aos serviços de saúde bem como dos movimentos de recursos financeiros do FMS Reelaboração do Regimento Interno. Convocou-se a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Discutiu-se a opinião de parcela significativa da sociedade, e do conjunto dos usuários SUS. Discutir e definir questões, acompanhou a execução da política de saúde, fiscalizou e controle por parte da sociedade. Fiscalizou, relatou, representou a população, sugeriu e solicitou benefícios. Criação de uma página online para o CMS.A independência, dinamismo e eficiência de um grupo estruturado e atuante, fazem com que as ações saiam do papel e sejam efetivadas para melhorar os serviços públicos prestados à população. o Conselho foi fundamental nas fiscalizações dos serviços prestados, auxiliando assim a equipe de apoio institucional na efetivação dos trabalhos sobre acolhimento, acesso e qualidade do serviço, pois em visitas enfatizam o atendimento recebido, analisam capacitações executadas e sugerem novas capacitações.

Principal

Wander Roberto Boneli

wander.saude@descalvado.sp.gov.br

Coautores

Vânia Bertoli Franco, Luiza De Cássia Tinelli,

A prática foi aplicada em

Descalvado

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Jose Quirino Ribeiro 55 Centro – Descalvado – Cep 13.690-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Wander Roberto Boneli

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal