Olá,

Visitante

Educação popular na saúde do homem protagonizada por profissionais da APS de Horizonte (CE)

O Objetivo foi contribuir no aprimoramento da atuação dos ACS e ACE, em relação às práticas educativas, de mobilização social e promoção da saúde tendo como referencial político metodológico a Educação Popular na Saúde (ELIAS, 2013). Anteriormente, foram realizadas reuniões onde se construiu músicas que divulgassem de forma lúdica a saúde do homem. Os ACE foram convidados por terem participado do curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). As apresentações aconteceram de 20 a 27 de novembro de 2015 em um Depósito de Material de Construção e na Secretaria de Infraestrutura e Limpeza Urbana. Desenvolveram-se ações de medição de pressão arterial, glicemia, vacinação e avaliação de saúde bucal. As músicas retrataram temas como o alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, câncer de próstata, saúde e qualidade de vida. Utilizaram-se os instrumentos sanfona, pandeiro e triângulo: A PRÓSTATA PODE NOS MATARMinha gente de Horizonte,Hoje venho lhe alertar,Câncer de próstata é perigoso,E ele pode até nos matar (BIS)Lá, lá…Novembro é mês importante,Ceará, de norte a sul,É o mês da prevenção,Por isso chama novembro azul (BIS)Lá, lá…Tem o proctologista,Para lhe examinar,Pra fazer exame da próstata,Pra doença não nos matar (BIS)Lá, lá…O esforço do estado,Com apoio e exatidão,Nos manda ao posto de saúde,Pra fazer a prevenção (BIS)Lá, lá…NOVEMBRO AZUL: FAÇA SUA PREVENÇAO.Horizonte hoje vem nos convidar,Esse encontro você não pode faltar.Pra falar sobre o câncer de próstata,É doença perigosa que pode até nos matar (BIS)REFRÃONovembro azul,Não desperdice nãoVá ao hospital,Faça sua prevenção.Hoje cedo comecei a me cuidar,Fui ao posto de saúdePara o exame marcar,Então toda família deve se alertar,Que o melhor é prevenirDo que remediar.SAÚDE DO HOMEMDiabetes, Hipertensão,Eu preciso se alertar,São frequentes no ser humano,Causando risco de lhe matar (BIS)Lá, lá…Este tal de tabagismo,Tem matado multidõesCausando câncer no organismo,E atingindo seus pulmões (BIS)Lá, lá…O viciado em alcolismoÉ preciso se cuidarAntes que cause cirrose hepática,Sem ter mais jeito de se tratar (BIS)Lá, lá…Aceitar nosso conselho,Permitindo que lhe ajude,Todos os homens tem o direitoDe lutar pela saúde (BIS)Lá, lá…VIDA SAUDÁVELNão se admire se um dia,Na sua casa chegarPra juntar-se a nossa equipe,Pela saúde lutarO homem que se cuida,Não perde o melhor da vida,Só encontra uma saída,Para as coisas melhorar.Lê, Lê,…Se um dia acontecer,De você se sentir mal,Vá ao posto de saúde,Ou mesmo ao hospital,Verifique sua pressão,E o que puder fazer,Para ter boa saúde,Só depende de você.Lê, Lê,

Este estudo mostra ações de profissionais da Estratégia Saúde da Família, Agentes de Combate às Endemias do Núcleo de Endemias, NASF e profissionais Residentes e Preceptores da RIS/ESP no município de Horizonte, Ceará. Os protagonistas sentiram-se motivados a desenvolver ações em saúde do homem, envolvidos pelo momento da Campanha Novembro Azul que buscou conscientizar os homens da importância do cuidado à saúde.

Entende-se que o vínculo entre a população e o acesso á educação em saúde persiste nas práticas educativas tradicionais, desvalorizando o protagonismo e o empoderamento do sujeito.

Principal

José Auricélio Bernardo Cândido

jabeauricelio60@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Horizonte

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Pres. Castelo Branco, 5100

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

José Auricélio Bernardo Cândido

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

07 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba
Práticas
Adote um sorriso: auto estima e saúde, buscar sorrisos felizes é nossa prioridade.
Paraíba
Práticas
Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança – PB
Paraíba
Práticas
Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física a população da zona rural
Paraíba
Práticas
Reterritorialização: desafios e avanços no município de Campina Grande-PB
Paraíba