Desafios e êxitos da saúde bucal no cotidiano da Atenção Básica com implantação de consultório odontológico nas escolas

A implantação do projeto de escovação diária nas escolas municipais em crianças de 01 a 14 anos, foi elaborado devido a constatação do alto índice de caries nessas faixas etárias. Esse cenário ilustra a importância da inserção da odontologia do Sistema Único de Saúde (SUS) nas escolas, como estratégia de transformação da prática, introduzindo novos conceitos, conteúdos e formas de organização e buscando a melhoria das condições de saúde bucal da população. Observa-se frequentemente nos consultórios de odontologia da Atenção Básica a negligencia das mães ou responsáveis legais com o cuidado da saúde bucal das crianças, cuidados esses relacionados a escovação e prevenção da carie. Apesar do comparecimento no consultório odontológico das Unidades Básicas de Saúde, em muitos casos nota-se uma falta de comprometimento na continuidade desse tratamento. Assim sendo, a carie é avaliada como problema de saúde pública no Brasil, além de ser um dos indicadores epidemiológicos de saúde bucal.

Melhorar o indicador epidemiológico, através da redução de caries nos alunos, a fim de continuarmos colaborando com a redução da incidência da cárie dental, um problema de saúde pública. 1. a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu e implantou um consultório odontológico dentro do Centro de Educação Infantil Arte e Vida, 3 kits de escovódromos e cada aluno recebeu um kit de prevenção bucal (escova dental, dentifrício fluoretado e fio dental). 2. reunião com os diretores das 2 escolas municipais localizadas no município e com educandos entre 01 a 14 anos de idade, apresentando e esclarecendo os métodos e os objetivos do projeto. Todos os diretores concordaram em participar e aceitaram a implantação e execução do projeto. 3. foi realizado o reconhecimento da situação atual, através de avaliação bucal verificando se os educandos costumavam fazer higiene bucal ao acordar e após as refeições.

O projeto contemplou 650 alunos e após 8 meses onde se deu o início ao projeto de escovação diária nas escolas, a equipe de saúde bucal concluiu que houve uma aceitação favorável o que levou a uma redução significativa do índice de carie nos alunos envolvidos no projeto. Constatou se uma redução de 30% do índice de carie nos referidos alunos, melhorando o indicador epidemiológico do município. A inserção da profissional de saúde no meio escolar onde convivem as crianças foi bem sucedida, muitas crianças relataram que não tinham escovas individuais, e muitas disseram que não faziam escovação diária, a escolha adequada da estratégia de educação em saúde para o ciclo de vida do público alvo foi relevante a fim de alcançar os resultados esperados.

Principal

Angela Cristina Marques Rosa Souza

angela_marquesrosa@hotmail.com

Coautores

Liz Elaine Ramos Belo

A prática foi aplicada em

Douradina

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Douradina (MS)

Rua Domingos da Silva, 1179, Douradina - MS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Angela Cristina Marques Rosa Souza

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

18 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas