A implantação do projeto de escovação diária nas escolas municipais em crianças de 01 a 14 anos, foi elaborado devido a constatação do alto índice de caries nessas faixas etárias. Esse cenário ilustra a importância da inserção da odontologia do Sistema Único de Saúde (SUS) nas escolas, como estratégia de transformação da prática, introduzindo novos conceitos, conteúdos e formas de organização e buscando a melhoria das condições de saúde bucal da população. Observa-se frequentemente nos consultórios de odontologia da Atenção Básica a negligencia das mães ou responsáveis legais com o cuidado da saúde bucal das crianças, cuidados esses relacionados a escovação e prevenção da carie. Apesar do comparecimento no consultório odontológico das Unidades Básicas de Saúde, em muitos casos nota-se uma falta de comprometimento na continuidade desse tratamento. Assim sendo, a carie é avaliada como problema de saúde pública no Brasil, além de ser um dos indicadores epidemiológicos de saúde bucal.
Melhorar o indicador epidemiológico, através da redução de caries nos alunos, a fim de continuarmos colaborando com a redução da incidência da cárie dental, um problema de saúde pública. 1. a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu e implantou um consultório odontológico dentro do Centro de Educação Infantil Arte e Vida, 3 kits de escovódromos e cada aluno recebeu um kit de prevenção bucal (escova dental, dentifrício fluoretado e fio dental). 2. reunião com os diretores das 2 escolas municipais localizadas no município e com educandos entre 01 a 14 anos de idade, apresentando e esclarecendo os métodos e os objetivos do projeto. Todos os diretores concordaram em participar e aceitaram a implantação e execução do projeto. 3. foi realizado o reconhecimento da situação atual, através de avaliação bucal verificando se os educandos costumavam fazer higiene bucal ao acordar e após as refeições.
O projeto contemplou 650 alunos e após 8 meses onde se deu o início ao projeto de escovação diária nas escolas, a equipe de saúde bucal concluiu que houve uma aceitação favorável o que levou a uma redução significativa do índice de carie nos alunos envolvidos no projeto. Constatou se uma redução de 30% do índice de carie nos referidos alunos, melhorando o indicador epidemiológico do município. A inserção da profissional de saúde no meio escolar onde convivem as crianças foi bem sucedida, muitas crianças relataram que não tinham escovas individuais, e muitas disseram que não faziam escovação diária, a escolha adequada da estratégia de educação em saúde para o ciclo de vida do público alvo foi relevante a fim de alcançar os resultados esperados.
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