Olá,

Visitante

des envolvimento da Gestão de Custos no SUS em São José do Rio Preto

Considerando a limitação dos recursos financeiros para a execução dos diversos serviços de saúde e a participação crescente dos municípios no financiamento do SUS (observando a média de aplicação de recursos próprios em saúde de 13,68% em 2000 para 24,2% em 2017 – fonte SIOPS), torna-se primordial a adoção de medidas e estratégias que visam à melhoria do gasto público. Aumentar a eficiência sem abalar a eficácia e efetividade dos serviços públicos é um desafio eminente. Neste contexto iniciou-se em 2014 na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São José do Rio Preto/SP o desenvolvimento de uma Gestão de Custos que acompanha e avalia as despesas e custos das Unidades/Serviços Próprios com foco em eficiência, regularidade das despesas e melhorias de processo.

Objetivo Geral: Melhorar a eficiência dos serviços prestados para o fortalecimento do SUS no município Objetivos Específicos: Conhecer e monitorar as despesas e os custos das Unidades/Serviços Próprios Subsidiar o Gestor na tomada de decisão Dissem Formou-se uma Equipe dedicada ao processamento de dados relacionados às despesas das Unidades Próprias da SMS, definiu-se os Centros de Custo de interesse e criou-se uma Planilha Eletrônica (Planilha de Custos) para alocação dos dados. A Planilha de Custos fica disponível na Intranet aos Gestores e Técnicos da SMS e é atualizada periodicamente. Foram estabelecidos Núcleos de Processamento que realizam a conferência dos dados, inferência de valor aos Centros de Custo, análise das despesas, alimentação da Planilha de Custos e realização de relatório gerencial da despesa. Também são apontados indícios de desperdício, irregularidade da despesa e melhorias de processos aos setores responsáveis para regularização ou intervenção dos mesmos.

como resultados do desenvolvimento da Gestão de Custos na SMS podemos citar: a) identificação do “custo macro” das diversas Unidades e Setores da SMS b) economia / redução de perdas significativas geradas através dos apontamentos realizados c) maior eficácia e assertividade nas questões tangíveis a custos e alocação de recursos, utilizando-se de dados fidedignos na tomada de decisão d) regularidade das diversas despesas com a verificação mais detalhada sobre a legitimidade das mesmas e) disseminação da cultura de custos em âmbito geral da SMS f) disponibilização das informações de custo para pesquisas acadêmicas no SUS g) organização das despesas para realização sistemática da apuração de custo por procedimento de interesseHá muito que evoluir, porém, a experiência mostra que mesmo sem parametrizações para apuração de custos no SUS, é possível melhorar a eficiência dos serviços a partir do desenvolvimento de processos e ações sistemáticas sem grandes investimentos. o monitoramento das despesas e a apuração de custos podem ser realizados de forma gradativa. Só podemos melhorar o gasto público se o conhecermos e monitorarmos, sensibilizando os profissionais envolvidos e subsidiando o Gestor na tomada de decisão.

Principal

Paulo Cesar Dos Anjos Gasques

paulocgasques@gmail.com

Coautores

Ana Carolina Finoti Waitman, André Sardinha Berton, Daniele Helena Soares Pinheiro, Ericka Juliene Moraes Gerencer Francisco,

A prática foi aplicada em

São José do Rio Preto

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua João Conforti, 350. Bairro Parque Das Flores Ii. São José Do Rio Preto/Sp Cep 15051-017

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Aldenis Albaneze Borim

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal