Olá,

Visitante

des bravando as Trilhas da Implantação das Práticas Integrativas e Complementares no Município de São Paulo do Potengi-Rn

o Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu por intermédio da Portaria 971, de 3 de maio de 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), cujo o propósito visa ampliar a oferta de recursos terapêuticos na abordagem ao cuidado. Desse modo, a implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) é considerada uma estratégia imprescindível, uma vez que, vem estimulando alternativas inovadoras na resolutividade da Atenção à Saúde.

Relatar a experiência vivenciada da implantação das Práticas Integrativas e Complementares no Município de São Paulo do Potengi-RN, no ano de 2018. Trata-se de um relato de experiência. A implantação das PIC’s no município perpassou por diferentes etapas, a saber: 1. Realização de ciclos de debates com à população e com os profissionais da Rede de Atenção à Saúde a fim de levantar a necessidade da implantação das PIC’s 2. Mapeamento de profissionais atuantes em PIC’s ou que tenham interesse para participar do núcleo responsável pela condução do processo 3. Elaboração do diagnóstico situacional (perfil epidemiológico, estudo de viabilidade, aprofundamento da PNPIC, análise organizacional) 4. Elaboração do Projeto de Lei apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e Legislativo Municipal 5. Criação da Lei nº 5 de 2018 e 6. Inserção das PIC`s nos instrumentos de gestão.

A partir da implantação das PIC’sno município foi observado o desenvolvimento de atividades educativas à população e aos profissionais do serviço, tais como: capacitação do método Shantala realização de técnicas de equilíbrio energético, proteção, oração de benzimento e limpeza e oferta de Auriculoterapia. Salienta-se que aPolítica foi inserida recentemente no rol de atividades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, encontrando-se em fase relativamente inicial e com resultados, portanto, parciais.Entretanto, o êxito das ações tem incentivado uma maior participação da população e a gestão municipal de saúde a difundir ainda mais as ações preconizadas pela PNPIC.Constatou-se que as PIC’S no município de São Paulo do Potengi foram elaboradas a partir de um planejamento participativo, realizado em parceria com diversos atores sociais (usuários, trabalhadores e gestores) de modo a garantir uma maior equivalência nas decisões públicas e a realidade social. Ademais, sua inserção possibilitou ampliar o acesso, as pluralidades no cuidado em saúde, bem como a adoção de novos saberes e práticas.

Principal

Renata Fonsêca Sousa De Oliveira

fonrenata@hotmail.com

Coautores

Dailva Bezerra Da Silva, Marcelo Luiz Medeiros Soares, Elisa Emanoelly Bezerra Alves, Lana Maria Tavares Godeiro Jales, Selma Maria De Azevedo Mariz

A prática foi aplicada em

São Paulo do Potengi

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

. Da Saudade, 135 - Emaús, Parnamirim - Rn, 59148-550

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Dailva Bezerra Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal