ObjetivoProporcionar à população assistida pelo PSF atendimento grupal e multiprofissional, propiciando momentos de socialização, reflexão, relaxamento e psicoeducação que promovam consciência e um melhor enfrentamento de situações ansiogênicas.MetodologiaInicialmente foi realizada a busca ativa por meio de convites através dos agentes de saúde em suas visitas domiciliares, contato telefônico, cartaz na unidade de saúde e demandas espontâneas, quando identificadas demandas que atendam ao perfil do grupo. O grupo operatório foi aberto, sem previsão de encerramento e se molda de acordo com as demandas que vão surgindo. Os encontros acontecem semanalmente às quartas-feiras no parque municipal do Mocambo, com duração de uma hora e meia. Os temas abordados são embasados em uma tese de mestrado da Universidade do Rio de Janeiro: Protocolo de Manejo de Ansiedade, bem como são abordados assuntos relevantes e pertinentes ao tema que surgem ao longo dos encontros através rodas de conversas.
A prevalência dos transtornos de ansiedade na atenção primária é amplamente reconhecida pela literatura especializada e se constitui em um dos grandes desafios para o atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF). O grande número de encaminhamentos e a necessidade de um trabalho que aborde esse transtorno torna necessário a criação de instrumentos que possibilitem a assistência pela equipe multiprofissional, retirando o foco do atendimento individualizado e especializado.
Observa-se a efetividade da proposta do atendimento grupal para tratamento da ansiedade, esse dispositivo permite alcançar um número maior de participantes e estimula a integração do trabalho multiprofissional e a promoção de saúde.
Patos de Minas