Olá,

Visitante

das hboard Gerenciador dos Macroprocessos de Gestão Regional de Saúde

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado onde buscamos desenvolver um dashboard gerenciador dos indicadores e ferramentas dos macroprocessos de gestão para as coordenadorias regionais de saúde. Tal objetivo teve como fundamento os paradoxos vivenciados na gestão da saúde do Ceará, onde constatamos um avanço na regionalização das ações de saúde pela descentralização, não obstante e em lado oposto também observamos a dificuldade de monitoramento regional. Essa conjuntura nos instigou a reflexão e investigação, onde chegamos a conclusão que um dos grande desafio para a governança regional estava na ausência de ferramentas eficazes de apoio a gerência regional, motivo pelo qual nos propusemos a busca de desenvolvimento de uma tecnologia, encontrando dashboard cujo processo descrevemos a seguir.

Desenvolver um dashboard gerenciador dos indicadores e ferramentas dos macroprocessos de gestão das coordenadorias regionais de saúde Estudo ancorado nas abordagens quantitativas e qualitativas, tendo como cenário 19 das 22 Coordenadorias Regionais do Estado do Ceará. Participaram do estudo 18 coordenadores das CRES, sendo duas CRES a 1ª e a 22ª coordenadas por um mesmo gestor. Não participaram do estudo a pesquisadora que coordena a 18ª e os coordenadores das CRES de Limoeiro e Crato. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, que combina perguntas abertas e fechadas, formando banco de dados inserido no software Nvivo. Na interpretação e analise utilizou-se a triangulação entre os dados empíricos, diálogo com os autores e análise de conjuntura.o sistema para a construção do dashboard foi o Power BI da Microsoft

A construção do dashboard teve como fundamento a articulação entre os resultados obtidos da pesquisa e os achados da literatura. Referenciado nestes, optou-se por trabalhar com o S.I. de mortalidade materna, infantil e fetal, assim, os dados foram extraídos dos sistemas SIM e SINASC. o desenvolvimento da ferramenta gerou um link : https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMzY2NmZiNTQtMTI2MS00YWVhLThmMGQtZjkwNjAyOWZlMTVlIiwidCI6ImQ4MzJlYzkyLTI5MzctNDdhOS04MjFiLTA3N2NhNjM2OTk4YSIsImMiOjR9 , de acesso aos gestores que proporciona melhor compreensão da situação de saúde da região subsidiando na tomada de decisão para ações que impactem positivamente na saúde da populaçãoo dashboard é uma ferramenta tecnológica que muito pode auxiliar os gestores, uma vez que oferece a partir dos dados inseridos, inúmeras combinações e disponibilidade de relatórios com gráficos e tabelas .Apresenta o espelho das situações e problemáticas, subsidiando a construção de estratégias de governança regional e o desenvolvimento de capacidades gerenciais e administrativas,fatores fundamentais para o fortalecimento do SUS.

Principal

Tereza Cristina Mota De Souza Alves

terezacristianmotadesouzaalves@gmail.com

A prática foi aplicada em

Iguatu

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Rafael Rufino Neto Paes De Andrade

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos