Atualmente é indiscutível o papel da tecnologia computacional complementando ações já consagradas e, o geoprocessamento em saúde, se destaca no planejamento em saúde. Em Alfenas, a Vigilância em Saúde vem com as novas versões do Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Informação de Nascidos Vivos, visando uma padronização do endereço de residência do usuário. A partir de 2007, foi iniciado o projeto de padronização da base de ruas e bairros e elaboração das malhas digitais utilizadas na Vigilância em Saúde. Este projeto foi dividido em seis etapas, sendo elas: (i) definição do problema
O principal problema era a não padronização do nome das ruas e nome dos bairros, fato este que contribuía em uma miscelânea de formas de inserção de dados não aproveitáveis para análise espacial.
Como desdobramento e uma nova fase do projeto, a criação de banco de dados geográficos alimentados com dados dos sistemas de informação epidemiológica como dados de óbito, nascimento, internação e ambientais na Vigilância em Saúde.
RUA FRANCISCO MARIANO, CENTRO