Elaboração de um video de apresentação da pesquisa sobre a importância do uso da CIAP 2 pelos profissionais da atenção primária, para qualificação de dados, em especial no uso dos capítulos que se referem aos episódios de cuidado em saúde mental na atenção primária em saúde. O objetivo da prática é apresentar a construção de material didático que alcance às necessidades dos profissionais de saúde das unidades de atenção primária, para que realizem os devidos registros de atendimentos com a Classificação Internacional da Atenção Primária, compreendendo que o uso da classificação poderá contribuir futuramente para o melhor planejamento das ações em saúde nos territórios.
A imprecisão dos dados acerca dos atendimentos em saúde mental no âmbito da atenção primária em saúde é uma realidade que estimulou os autores a estruturar a futura produção de material didático para os profissionais de saúde.
A recomendação é que seja utilizada de forma que atinja o maior número de profissionais da APS, sempre de forma estratégica e que busque a sensibilização para o uso adequado da classificação. O material educativo precisa ir ao encontro também das necessidades das equipes, e fazer com que compreendam a necessidade do uso da CIAP 2.
Guaíba