Olá,

Visitante

Caps Florescer

o CAPS do município de Guaiuba foi habilitado pelo Ministério da Saúde pela portaria nº 354, de 23/04/2012. É um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário constituídos por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial (BRASIL, 2004). Foram criados pelo Ministério da Saúde através da Portaria 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 onde vem oferecer atendimento dentro do seu território de abrangência as pessoas com sofrimentos psíquicos, este equipamento vem substituir o modelo hospitalocêntrico, valorizando a reinserção social dos pacientes através do trabalho, lazer, exercício dos direitos e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Ressaltamos que neste equipamento temos um grande indice de pacientes que utilizam os benzodiazepínicos.

Desta forma este trabalho visa descrever uma atividade de fortalecimento da Saúde Mental no município de Guaiuba, através das práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. Durante o curso de Educação Popular em Saúde percebeu-se que no equipamento de saúde Mental tinha hortos desativados, foi elecado a sua reativação, visto que, temos um elevado indice de pacientes que utilizam os benzodiazepínicos, Contudo viu se a necessidade de realizar atividades com os pacientes deste equipamento de saúde mental, profissionais do serviço, população, educandos, Residentes e Educadores. Participaram 30 pessoas. Utilizamos rodas de conversas, com o intuito de mostrar os benefícios de tais plantas finalizando com o plántio no horto, construindo uma fármacia viva, visando valorizar, resgatar a cultura popular e compartilhar os saberes.

Percebendo a grande importância o Sistema Único de Saúde criou a Politica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos onde trouxe resultados positivos em todo a Brasil. Os educandos compartilharam os saberes visando o conhecimento e à troca de informações decorrentes das experiências vivencidas em seus territórios, alguns ressaltaram que estas informações em saúde são passada de geração a geração, os remédios, chás entre outros. A comunidade, os usúarios, e os profissionais do serviço presente estavam vivenciando uma prática integrativa e elevando o vinculo entre eles. Reforçamos que os profissionias devem estar capacitados para tais manuseios, orientando a populaçao quanto ao uso correto, fomentado uma saúde mental de qaulidade.Conclui- se que a ativação deste horto foi importante para os educandos, profissionais e população, onde perceberam o quanto é relevante a utilização de plantas medicinais para os cuidados com a Saúde Mental. Com isso é necessário que mais atividades com está possam acontecer, levando para a comunidade educando educadores e profissionais do serviços conhecimentos sobre os beneficios desta prática, promovendo uma saúde mais eficaz.

Principal

Aline Brauna Dos Santos

aline_brauna@hotmail.com

Coautores

Josete Malheiro Tavares, Adriana Paula Maia Pereira, Ana Karoline Barros Do Nascimento, Tayra Ferreira Fonseca,

A prática foi aplicada em

Guaiúba

Ceará

Nordeste

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maria Cleonice Dos Santos Caldas

mcleocaldas@gmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo