FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES ACERCA DA NECESSIDADE DE AJUSTES E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NO TOCANTE À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS ASSISTIVOS, AMBIENTAÇÃO DE ESPAÇOS PARA FAVORECIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.ATÉ ENTÃO, ESTAS CAPACITAÇÕES FORAM OFERECIDAS NA MODALIDADE PRESENCIAL EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DO DF.
A INCLUSÃO É UM PROCESSO CONTINUADO, POR MEIO DA CRIAÇÃO DA CULTURA DE INCLUSÃO NA COMUNIDADE INTERNA. A OFERTA DE CAPACITAÇÕES EM SI NÃO É SUFICIENTE PARA DETERMINAR A ADESÃO A NOVAS PRÁTICAS. A SENSIBILIZAÇÃO DE GESTORES E MANTENEDORAS É O PRIMEIRO PASSO. APÓS APRESENTAR LINKS DE SITES E RELATÓRIOS DE PESQUISAS AOS EDUCADORES, TORNA-SE MANDATÓRIO O ACOMPANHAMENTO IN LOCO DAS AÇÕES E PROJETOS DE INCLUSÃO.O ACOLHIIMENTO DE EDUCADORES E DOS COLEGAS DE TURMA TEM SIDO CONSIDERADO COMO ELEMENTO PROPULSOR DA INCLUSÃO.VIVENCIAR A EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS É UIM DESAFIO REALIZADOR.
CONSIDERO IMPORTANTE A OFERTA DE CAPACITAÇÕES CONTINUADAS, TANTO NA MODALIDE PRESENCIAL OU REMOTA, ACERCA DA CONSCIÊNCIA DA PLURALIDADE E DIVERSIDADE DE PERFIS DE ALUNOS.A ADESÃO DE GESTORES PODE CONTRIBUIR FORTEMENTE PARA A CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE INCLUSÃO NO INTERIOR DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO