FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES ACERCA DA NECESSIDADE DE AJUSTES E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NO TOCANTE À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS ASSISTIVOS, AMBIENTAÇÃO DE ESPAÇOS PARA FAVORECIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.ATÉ ENTÃO, ESTAS CAPACITAÇÕES FORAM OFERECIDAS NA MODALIDADE PRESENCIAL EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DO DF.

A INCLUSÃO É UM PROCESSO CONTINUADO, POR MEIO DA CRIAÇÃO DA CULTURA DE INCLUSÃO NA COMUNIDADE INTERNA. A OFERTA DE CAPACITAÇÕES EM SI NÃO É SUFICIENTE PARA DETERMINAR A ADESÃO A NOVAS PRÁTICAS. A SENSIBILIZAÇÃO DE GESTORES E MANTENEDORAS É O PRIMEIRO PASSO. APÓS APRESENTAR LINKS DE SITES E RELATÓRIOS DE PESQUISAS AOS EDUCADORES, TORNA-SE MANDATÓRIO O ACOMPANHAMENTO IN LOCO DAS AÇÕES E PROJETOS DE INCLUSÃO.O ACOLHIIMENTO DE EDUCADORES E DOS COLEGAS DE TURMA TEM SIDO CONSIDERADO COMO ELEMENTO PROPULSOR DA INCLUSÃO.VIVENCIAR A EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS É UIM DESAFIO REALIZADOR.

CONSIDERO IMPORTANTE A OFERTA DE CAPACITAÇÕES CONTINUADAS, TANTO NA MODALIDE PRESENCIAL OU REMOTA, ACERCA DA CONSCIÊNCIA DA PLURALIDADE E DIVERSIDADE DE PERFIS DE ALUNOS.A ADESÃO DE GESTORES PODE CONTRIBUIR FORTEMENTE PARA A CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE INCLUSÃO NO INTERIOR DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.

Principal

Sonia Carvalho Leme Moura Véras

veras.sonia@gmail.com

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Sonia Carvalho Leme Moura Véras

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas