Olá,

Visitante

Avaliação do frênulo lingual nos Centros de Educação Infantil (CEI)

O frênulo lingual é a membrana que conecta a língua ao assoalho da boca e está relacionado com a sua mobilidade e com as funções que ela desempenha, como a mastigação e a fonoarticulação. Caso a fixação se encontre alterada, é possível classificá-la em curto ou de fixação anteriorizada. Assim, a língua não poderá executar com eficácia as funções a ela atribuídas.

Avaliar a anatomia do frênulo lingual em crianças de 6 meses a 3 anos de idade matriculadas em Centros de Educação Infantil (CEI). Relacionar a anatomia com as funções de mastigação/deglutição e fonoarticulação em frênulos considerados alterados. Na sede do município, fizeram parte da amostra 3 CEIs. Foram avaliadas 45 crianças das turmas de berçário e 244 crianças das turmas de maternal. Foram considerados como alterados os frênulos que apresentassem suas fixações no ápice da língua e na crista alveolar. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) compareceu ao local para avaliar as crianças com base no protocolo de Roberta Martinelli (2012). No distrito de Luziápolis, a amostra contou com dois CEIs. Foram avaliadas 101 crianças das turmas de berçário e 131 crianças das turmas de maternal. as crianças foram separadas em suas respectivas turmas e avaliadas pela fonoaudióloga da equipe. O material utilizado foi: luva e abaixador de língua de madeira.

Na sede do município, aproximadamente 6% (180 das crianças avaliadas apresentaram alteração do frênulo lingual, resultado semelhante ao encontrado no distrito Luziápolis, que também teve aproximadamente 6%(14) da amostra total com resultado alterado. Esses casos receberam ainda avaliação clínica das funções estomatognáticas de mastigação/deglutição e fonoarticulação. Foram realizadas reuniões com os responsáveis das crianças avaliadas que apresentaram alteração anatômica e funcional para orientação sobre as dificuldades em mastigação e fonoarticulação que podem ser encontradas . Esses casos foram ainda encaminhados para o Centro Especializado em Odontologia – CEO do município de Campo Alegre para avaliação de um cirurgião-dentista pediátrico, sendo sugerida frenectomia.

Principal

Wivian Villena Araújo De Lima

wivi-lima@hotmail.com

Coautores

Wivian Villena Araújo de Lima

A prática foi aplicada em

Campo Alegre

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Av. Professor Jorge Madeiro - 305, Centro - Campo Alegre - AL, 57252090.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Pauline De Fátima Pereira Albuquerque

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

24 jun 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos