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Avaliação de Desempenho e Feed Back Funcional: a Experiência da Policlínica Regional de Quixadá-Ce

Adotamos um processo metodológico no qual os profissionais são avaliados em múltiplas dimensões do trabalho, em que pese a complexidade que se constitui todo processo de mensuração da atividade humana. Dessa forma, cada colaborador tem sido avaliado continuamente, com periodicidade semestral, recebendo conceituação que varia nos níveis “satisfatório”, “regular” e “insatisfatório”.

A Avaliação de Desempenho com feed back junto aos colaboradores é uma das mais valiosas ferramentas da moderna metodologia de gestão de pessoas de qualquer organização. Tem por objetivo promover a qualificação da atuação funcional nas instituições, de forma a potencializar a prestação do serviço.

A Avaliação de Desempenho, conduzida de forma estratégica e participativa, tem uma tripla finalidade: o desenvolvimento funcional, o êxito institucional e a garantia da qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS. Nesse sentido, as experiências de gestão eficaz das unidades de saúde passam pelos processos de gestão de pessoas, os quais têm na Avaliação de Desempenho seu momento culminante.Ressalte-se que a adoção de estratégias como essa é de difícil realização em face, não apenas de nossa pouca tradição prática nessa área, mas também devido a sua complexidade. Esse tipo de rotina operacional requer preparo e condução técnica, sob pena de agravar tensões preexistentes ou aflorar dificuldades latentes. O processo é sustentável ao longo do tempo, não apenas por conta dos seus efeitos benéficos, mas também considerando que a realização de avaliações periódicas dos servidores públicos é obrigação legal da Administração Pública.Independentemente da situação específica de cada profissional, o que vislumbramos é que a maior motivação de quem foi bem avaliado é continuar nessa situação na avaliação do semestre seguinte. Por outro lado, o engajamento de quem obteve resultados menos expressivos é no sentido de alcançar melhor desempenho. Essa motivação, como elemento transversal a todos, é o grande legado prático de nossa experiência.

Principal

Elisfabio Brito Duarte

elisfabioduarte@gmail.com

A prática foi aplicada em

Quixadá

Ceará

Nordeste

Rua Juscelino Kubitschek, s/n Alto São Francisco

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elisfabio Brito Duarte

elisfabioduarte@gmail.com

03 dez 2018

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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