Olá,

Visitante

Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são considerados fatores de risco de grande relevância para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo condições passiveis de controle e acompanhamento pela Atenção Primária em Saúde. A hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos no Brasil. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio, no Brasil, apresentam hipertensão associada. O programa HIPERDIA constitui-se uma importante ferramenta para instrumentalizar o atendimento aos usuários hipertensos/e ou diabéticos, potencializando o cuidado a estes indivíduos, através da consolidação de informações essenciais para manutenção da saúde dos indivíduos, minimizando as complicações das doenças. Sendo assim, o processo de educação em saúde possibilita aos sujeitos informações que subsidiam a tomada de decisões conscientes e despertam a responsabilização dos mesmos sobre a sua própria condição de saúde. A atuação multiprofissional no HIPERDIA é uma estratégia utilizada para ampliar o escopo de informações, sobre as patologias e condições inerentes ao processo saúde-doença da população, levando em consideração o saber de cada categoria profissional.

Os baixos índices de hipertensos e diabéticos acompanhados pela equipe de atenção primaria nos motivou a executar este projeto.

Evidenciou-se que durante a implementação das ações, houveram pontos positivos tanto para os usuários como para a equipe de profissionais envolvidos. A unidade básica de saúde na avaliação quadrimestral dos últimos meses de 2023 obteve uma porcentagem de acompanhamento de 7% dos seus hipertensos, após a realização das ações foi identificado um aumento nessa porcentagem passando para 62% nos primeiros meses de 2024. Para os usuários, as atividades trouxeram o esclarecimento de dúvidas, o despertar para a percepção da importância do autocuidado, o fortalecimento do vínculo e troca de experiências, além da redução dos valores de glicemia e hipertensão arterial verificados. Para a equipe o vínculo proporcionou o engajamento e contribuiu para a participação ativa do indivíduo no controle da doença e na prevenção de suas complicações.

A inserção da equipe multiprofissional nas atividades realizadas mensalmente pelo programa HIPERDIA possibilitou a construção e entrega de folder educativo evidenciando que a prática de atividades físicas, alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcóolicas bem como o consumo excessivo de sal, contribuem positivamente para a manutenção da saúde. É possível concluir ainda que as ações executadas pela equipe multiprofissional em relação ao acolhimento deste público são de extrema importância contribuindo tanto com a melhora da assistência prestada, como também para aumentar a satisfação e estreitar o vínculo da clientela em relação à UBS, haja em vista que se trata de uma unidade recentemente inaugurada. Observa-se também, o aumento no número de participantes nas atividades propostas. O que incita a busca ativa e consolida o vínculo do usuário com os serviços de saúde, melhorando o acesso dos pacientes com doenças crônicas ao tratamento, diminuindo a probabilidade de doenças secundarias e em consequência a redução da taxa de morbimortalidade.

Principal

Maria Jedina de Andrade Santos

jedinaandrade@gmail.com

nutricionista

Coautores

Maria Jedina de Andrade dos Santos Heloísa Marques da Silva ANdrielly Kelly Locio José Lenadro JAcome de Brito

A prática foi aplicada em

Belém do Brejo do Cruz

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

rua venancio clementino linhares

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Heloísa Marques da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba