FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo como instrumento da Educação em Saúde par telefonia móvel, um software educativo par celular em plataforma Android acessível e de fácil entendimento, visa mediar o acolhimento de mães de recém-nascidos internados em Unidade neonatal, que aborde informações sobre o ambiente neonatal, os cuidados ao neonato e as orientações de alta da Unidade neonatal.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Trata-se de uma pesquisa de campo de desenvolvimento metodológico, descritivo, transversal, com abordagem qualitativa- quantitativa INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: O cenário da pesquisa foi a Unidade neonatal do Hospital Regional de Tucuruí(HRT/PA) com 33 mães cujos filhos estavam internados na Unidade neonatal (UN), onde utilizou-se o instrumento semi-estruturado questionário denominado NPST (Nurse Parent Support Too), denominado questionário de Suporte de Enfermagem oferecido aos pais organizados em escala tipo Likert, a coleta de dados somente ocorreu após a leitura e assinatura do TCLE, com respeito a Resolução nº 466/12 do CNS, que garante plena liberdade do participante se recusar a participar ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa, quando aplicável, sem penalização alguma.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: A análise quantitativa dos dados baseou-se na análise estatística descritiva, sendo utilizado o programa Microsoft Excel 2013 e Minitab 3.0, obtendo-se as medidas de tendência central e dispersão a partir da escala de Likert. A análise qualitativa fundamentou-se na análise temática de Minayo
O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local e nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde, sendo uma postura ética que implica na escuta do usuário e suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes (BRASIL, 2013)
Conclui-se que este aplicativo é válido e pode contribuir para a memorização dos conteúdos a serem desenvolvidos, pois oportuniza a busca do conhecimento em local e horário que a mãe desejar, pela flexibilidade de acesso, assim como, favorece o acolhimento dos familiares na Unidade neonatal, e representará uma possibilidade de modificar à prática de Educação em Saúde pautada na prática monótona e repetitivo par uma pratica dinâmica, humanizada e participativa.
R. José Neri Tôrres, 102