Olá,

Visitante

As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador

Considerando a constante transformação do perfil de adoecimento da população, e a importância de cuidar da vida de modo que se reduza a vulnerabilidade ao adoecer que acarreta ao indivíduo incapacidades e sofrimento crônico. O cenário atual da saúde pós pandemia (COVID-19) consiste de profissionais da saúde, em sua grande maioria, adoecidos mentalmente. Neste sentido, é salutar abordar as propostas trazidas pelo Ministério da Saúde que enfatizam a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) como estratégias técnicas e saberes do Cuidar que promovem e restauram a saúde, sendo considerada uma tecnologia de baixo custo e de grande potencial na melhoria da qualidade de vida (QV) das pessoas, em especial, a saúde e bem estar dos trabalhadores. Com isto, este projeto foi implantado com a finalidade de propor intervenções de saúde que introduzam as práticas integrativas e complementares no município de Esperança voltada aos profissionais de saúde do município, visando melhorar a atenção à saúde do trabalhador, restaurando a saúde dos mesmos, promovendo saúde e bem estar de maneira a trabalhar o processo emocional e físico. Promovendo uma importante estratégia no redirecionamento do modelo assistencial com os profissionais, bem como no fortalecer a integralidade do cuidado e na ampliação de opções terapêuticas, em face deste cenário.

Objetivos Geral
Implantar as Práticas Integrativas Complementares como um cuidado na restauração e manutenção da saúde mental dos profissionais da saúde que atuam no município de Esperança-PB.
Objetivos específicos:
• Ofertar Práticas Integrativas Complementares como métodos para restaurar a saúde mental dos profissionais da saúde;
• Atenuar e/ou sanar os sintomas que comprometem a saúde mental e física dos profissionais;
• Estimular a prática de hábitos de vida saudável, tornando-os proativos no autocuidado e âmbito do trabalho;
• Fortalecer a saúde do trabalhador a partir das Práticas Integrativas Complementares.

Mediante as circunstancias situacionais as quais os profissionais da saúde do município de Esperança-PB se encontravam após a Pandemia COVID-19 e a proposta apresentada pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), o município de Esperança lançou como medida e estratégia de solução, a utilização de PICS para atenuar e ou sanar os sintomas que comprometiam e comprometem a saúde mental dos profissionais, resultando num adoecimento que afetou negativamente a qualidade de vida dos mesmos, impactando depressivamente as relações sociais, familiares e no ambiente de trabalho.
A partir da implantação do presente pode-se projeto pode-se reafirmar a eficácia das propostas trazidas pelas PICS, com isto, conseguiu-se reduzir o índice de profissionais da saúde adoecidos mentalmente.

A assistência ofertada teve impactos significativamente positivos na restauração da saúde dos profissionais assistidos promovendo bem estar, redução no uso de medicamentos e fortalecendo a autonomia e autocuidado na saúde individual e coletiva. Mediante tal cenário obtivemos depoimentos relevantes que nos embasaram para seguir firmes nesta proposta de fortalecer a saúde do trabalhador a partir do uso das PICS,segue alguns:
“Após fazer uso dos florais senti um alívio nos pensamentos e ações do dia a dia, senti como se as ” coisas” fossem se ajustando como antes, me mantendo com força para vivenciar os desafios do dia a dia. Dou nota 10, pois é uma forma de nos ajustar sem que precisamos recorrer a medicação ou outros métodos menos saudáveis.”(M.B)
“me ajudou a sair da sertralina e me sinto mais controlada em relação a compulsão alimentar, parei de sentir taquicardia, e as crises de ansiedade, me sinto mais feliz”… “E dou nota 10.”(R.A)
“Antes do uso do floral estava com um nível de ansiedade alto, começando a sentir uns sintomas que muitas vezes não conseguia controlar, tinha insônia, procrastinação e insegurança nas atividades do dia a dia. A medida que fui usando o floral e mentalizando as frases que tem efeito positivo isso foi mudando, passei a ter mais segurança no que faço”…“Entre as notas de 0 a 10 eu dou nota 8, pois ainda estou em tratamento usando outros florais, que estão me proporcionando benefícios de bem estar emocional. Super indico a terapia com florais”.(K.S)

A implantação do projeto foi um grande desafio tendo em vista que envolve indiretamente, questões culturais e de crenças, contudo, com o tempo, o projeto foi ganhando espaço e atualmente contamos com uma credibilidade singular e de grande procura, haja vista que, o mesmo foi implantado em março de 2023 e já estamos atuando a pouco mais de um ano.
A partir da implantação do presente projeto pode-se reafirmar a eficácia dos resultados e das propostas trazidas pelas PICS, tendo em vista que conseguiu-se reduzir o índice de profissionais da saúde adoecidos mentalmente a partir da mudança de hábitos que inclui o desmame dos medicamentos psicotrópicos, pois que até o momento eram considerados a solução pelos próprios profissionais adoecimentos e sequelados dos momentos de estresse e sobrecarga vivenciados nos serviços de saúde durante a pandemia.
Destarte, aponta-se e sugere-se as PICS como grande aliada no processo de fortalecimento da Saúde do Trabalhador a partir da redução dos casos de ansiedade, exaustão, depressão e os diversos quadros de adoecimento mental, despertando nos profissionais hábitos de vida saudáveis e que são fundamentais no autocuidado como método para redução e ou atenuação do estado de adoecimento mental.

Principal

Lanísia Bianca Passos de Oliveira Cunha

biancapassos_1@hotmail.com

Enfermeira - Gestora

Coautores

Autora: Lanísia Bianca Passos de Oliveira Cunha Coautores Ana Amélia de Almeida Macêdo Evanessa Passos de Oliveira Cunha Lucia de Fátima Nunes de Morais

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lanísia Bianca Passos de Oliveira Cunha

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Mindfulness, uma estratégia para redução da ansiedade e manejo de peso
Rio Grande do Sul
Práticas
Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento das doenças crônicas
Rio de Janeiro