Olá,

Visitante

Articulação Entre o Saber Poular e Saber Cientifico: Formação da Terapia Comunitária na Residência Integrada em Saúde

O objetivo da RIS-ESP-CE é Ativar-Formar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das Redes do Sistema Único de Saúde. Especificamente os residentes da multiprofissional cumprem um cronograma de atividades teóricas e participam de atividades que incluem imersão nos serviços, plantões e estágios, além de atividades na rede Especializada, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Saúde Mental, Rede Hospitalar e Gestão do Sistema, atuando ainda nas redes que extrapolam o setor saúde (Rede Intersetorial). E numa ação pioneira em território nacional a RIS/ESP-CE também possibilita aos residentes da multiprofissional a Formação em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa (TCI), fortalecendo o diálogo entre o saber cientifico e o saber construído na escola da vida, ampliando a compreensão das estratégias de cuidado nos cenários de pratica no Sistema Único de Saúde. Atualmente são 222 profissionais da aérea da saúde que integram a residência multiprofissional da RIS/ESP-CE, divididos em 4 ênfases: saúde mental coletiva, saúde coletiva, saúde da família e cancerologia, sendo que 183 ou seja 81%, estão cursando a formação em TCI, visto que esta capacitação é opcional. A RIS/ESP-CE entende que os novos desafios da realidade brasileira também exigem novas abordagens, novos modelos que permita integrar os valores e as potencialidades da cultura local como um dos elementos fundamentais na promoção da saúde do indivíduo, da família e da coletividade. Nessa perspectiva a RIS/ESP-CE em consonância com o seu projeto político pedagógico, bem como com os princípios do SUS enriquece a formação dos residentes com a capacitação em TCI. Frente ao exposto nossa proposta é partilhar a experiência exitosa da capacitação em Terapia Comunitária na formação acadêmica, como importante ferramenta de trabalho para o profissional da saúde a partir do dialogo respeitoso e complementar entre a escola formal e a da vida.

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) é considerada uma instituição de ensino superior, reconhecida como centro de excelência de pesquisa em saúde pública pelo Conselho de Educação do Ceará. Hoje, a ESP-CE já criou uma rede de colaboração em recursos humanos da saúde que atende aos municípios cearenses e troca experiências com universidades e instituições de saúde do Brasil e do exterior. Uma das conquistas mais recentes da ESP/CE é a expansão da Residência Integrada em Saúde (RIS/ESP-CE) que abrange as Residências Médica e Multiprofissional na Rede de Atenção Básica e de Saúde Mental.

Principal

Miriam Carmen Rivalta Barreto

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Miriam Carmen Rivalta Barreto

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Visita Domiciliar ao Usuário do SUS com Demanda Judicial
Ceará
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro