Olá,

Visitante

Arbomóvel – Acesso a Educação em Saúde para Todos.

A educação em saúde é uma ferramenta importante para promoção da saúde e garantia dos direitos humanos fundamentais. O trabalho de Educação em Saúde no município de Piraí já ocorre esporadicamente em escolas e com a comunidade, no entanto, para tornar tal estratégia mais frequente, efetiva e buscando maior conscientização, foi pensado no Arbomóvel. Um automóvel (ônibus ou micro-ônibus) com uma equipe capacidade que tem como finalidade levar educação em saúde para todas as escolas e comunidades do município de Piraí sobre as Arboviroses que são negligenciadas. Com atividades lúdicas dentro e fora do automóvel, entre as Aboviroses apresentadas: Dengue, Zika, Chikugunya, Febre Amarela e Malária. Tal iniciativa proporciona o contato da população com a existência de serviços do município que por muitos ainda é desconhecido, apresentando ao cidadão seus direitos e deveres. A informação em saúde é fundamental ao processo de tomada de decisões, dessa forma, o cidadão desenvolve autonomia para buscar por seus direitos e cumprir com seus deveres.OBJETIVOS: – Apresentar a população diferentes estratégias para eliminação de focos dos vetores das arboviroses

O município de Piraí está situado no estado do Rio de Janeiro. Possui uma população estimada para o ano de 2017 de 28.222 habitantes e uma densidade demográfica de 52,07 hab?km2, segundo dados do IBGE. Há no município atualmente 12 agentes de endemias que atuam na Vigilância Ambiental que estão nesse cargo a 1 ano e 9 meses, percebendo que nesse tempo foram poucos os trabalhos voltados para a Educação em Saúde a respeito das Arboviroses levando em consideração a quantidade de habitantes. Além disso, analisando a série histórica do Índice de Infestação do vetor Aedes no LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti e albopictus) em janeiro de 2017 em Piraí foi de 3,6 para Aedes aegypti e 1,8 para Aedes albopictus sendo considerado de alto risco. E analisando o número de casos confirmados para dengue em 2016 que foram de 141 casos confirmados e em 2017 de 5 casos confirmados. Devido a quantidade de habitantes do município, analise do LIRAa e de casos confirmados de dengue observa-se a necessidade de implementar os projetos em Educação em Saúde para a população.

A utilização do Arbomóvel para a prestação de serviços para as escolas e comunidade de Piraí é uma forma de garantia de acesso a informação. A maior proximidade da equipe com os usuários resulta no empoderamento e valorização destes aumentando a autonomia e a responsabilização dos seus deveres com a própria saúde. Uma vez que os usuários estão mais envolvidos e buscam mais conhecimento em saúde, há uma crescente melhoria da qualidade de vida da população.

Principal

Elizângela Rosa de Sá Lourenço

elizangelalourenco@bol.com.br

A prática foi aplicada em

Piraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elizângela Rosa de Sá Lourenço

Conta vinculada

elizangelalourenco@bol.com.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Laboratorio Vivo Fortalecendo Intersetorialidade na Prevenção das Arboviroses em Junco do Serido/Pb.
Paraíba
Práticas
Vigilancia em Saude e Saúde na Escola: uma Parceria de Sucesso no Municipio de Queimadas-Pb
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial do Lacen-Pb: Um Relato de Experiência
Paraíba
Práticas
A Feira Livre de Esperança-Pb: Vigilância Sanitária e As Ações de Prevenção e Combate À Covid-19
Rio de Janeiro
Práticas
Ferramentas Tecnológicas Aplicadas no Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial do Lacen-Pb
Paraná
Práticas
Medidas Sanitárias Aplicada ao Controle Datransmissão da Leishmaniose Animal
Paraíba
Práticas
Fortalecimento e Ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar na Paraíba
Paraíba
Práticas
Covid 19 – Experiência de Enfrentamento das Arboviroses, Combatendo As Endemias Durante a Pandemia
Rio de Janeiro
Práticas
Novas Estratégias para o Monitoramento e a Fiscalização das Práticas de Segurança do Paciente pela Vigilância Sanitária nos Hospitais do Distrito Federal.
Distrito Federal
Práticas
Experiência de Integração Intersetorial no Controle ao Aedes Aegypti e Bloqueio da Doença Chikungunya no Município de Cunha Porã, Sc.
Santa Catarina