Olá,

Visitante

Aprender SUS: Educação Permanente em Saúde Como Estratégia de Gestão

Finalidade da experiência

O SUS se desenvolve em cenários complexos, permeados por disputas entre distintos interesses, diferentes sujeitos e diferentes projetos, tendo como princípio a efetivação de u,a política pública de qualidade que defenda a vida, que fomente a autonomia, o protagonismo e a participação social. Partindo dessa premissa, a atual gestão municipal de saúde frente aos desafios do contexto da cidade de Mossoró, decidiu compor uma comissão que trabalhasse no processo de reestruturação da Secretaria Municipal de Saúde a partir da Atenção Básica como ordenadora do cuidado. Assim, foram convocados diferentes técnicos da gestão e dos serviços que tivessem perfil para executar a proposta de trabalho. Após análise situacional do contexto local foram identificados nós críticos dentro da SMS que convergiram para o processo de trabalho da AB transformados em matrizes: AB, educação em saúde e regulação. Este trabalho apresentará a Matriz Educação em Saúde, que assume o compromisso de ser Estratégia de Gestão. Acredita-se que para atuação como agente de mudanças, o trabalhador precisa ser considerado como sujeito da aprendizagem, ativo e apto a aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a o viver e aprender a ser, contribuindo com a construção de um sistema de saúde pública que seja, de fato, democrático e participativo.

Esse é um projeto viável que está de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, que pode ser aplicado em qualquer cenário de Secretaria Municipal de Saúde. Demanda acima de tudo interesse do gestor municipal de saúde. Após a implantação da matriz, temos acompanhado um processo de mudança dentro da SMS Mossoró. A oferta de formação que vislumbram processos de mudança no serviço é uma convocatória a perfis de profissionais que aprimorem habilidades técnicas como também políticas. Houve um interesse por parte dos sujeitos envolvidos no processo, mas percebe-se também um distanciamento de alguns, sobretudo quando se refere ao compromisso de manter a responsabilidade sanitária de cada um. As estratégias implantadas no primeiro semestre de 2015, sinalizam que a Matriz está no caminho certo, mas que o impacto dessas ações só deverão ser identificadas a médio e longo prazo.

Principal

Leodise Maria Dantas Soares Cruz

smsmossoro@rn.gov.br

A prática foi aplicada em

Mossoró

Rio Grande do Norte

Nordeste

R. Pedro Álvares Cabral

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leodise Maria Dantas Soares Cruz

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Planejamento Local e Participativo na Estratégia Saúde da Família no Município de Cachoeirinha/Tocantins
Tocantins
Práticas
Implantação do Espaço de ofertas de Práticas Integrativas e Complemenares em Saúde(Pics) para Trabalhadores, Alunos, Estagiários e Usuários-Ensp/Fiocruz
Rio de Janeiro
Práticas
Conferências Locais de Saúde: Estratégias de Educação Permanente para o Plano Municipal de Saúde.
Rio Grande do Sul
Práticas
“Uso de Dados do Sisreg Prótese odontológica no Planejamento na Gestão Pública em Fraiburgo Sc”
Santa Catarina
Práticas
Implantação de Ferramenta de Cadastro e Autorização de Procedimentos oncológicos em Montes Claros- Mg
Minas Gerais
Práticas
Saúde do Trabalhador: Ampliação do Acesso a Assistência, Cuidado, Promoção e Prevenção.
Paraíba
Práticas
A Saúde Mais Perto de Você
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento em Saúde: uma Construção Coletiva.
Paraíba
Práticas
Humanizar para Bem Cuidar: Capacitando Servidores de Santa Luzia para Um Cuidado Digno e Qualificado
Paraíba
Práticas
Monitoramento do Acesso e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde na Aps na Melhoria da Qualidade
Paraíba