Olá,

Visitante

Apoio Técnico no Sus: Criando Oportunidades para A Consolidação do Coapes

Bragança Paulista (BP) localiza-se no interior da Capital São Paulo, possui população estimada de 166.753 habitantes e é o maior município de sua Região de Saúde (RS), composta por 11 municípios de pequeno porte populacional e grande vulnerabilidade social (IBGE, 2019). em 2016, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista (SMSA-BP) assinou com os municípios e instituições de ensino da RS, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES REGIONAL) compreendido como ação conjunta dos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC) para o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade (IESC) e a efetivação dos compromissos da educação com a melhoria dos indicadores de saúde e qualificação dos trabalhadores de saúde. Buscando atingir tais potencialidades como Coordenadora do COAPES REGIONAL, a SMSA-BP, por intermédio do Núcleo de Educação Permanente e Integração ensino-serviço-comunidade (NEP-IESC) e Comitê Gestor Local (CGL) tem buscado a sua consolidação na RS.

Apresentar a experiência de BP na Coordenação do COAPES REGIONAL a partir da descrição das ações para sua consolidação no território, bem como apoiar tecnicamente a construção e a operacionalização em outros municípios e regiões do Estado de São Paul A SMSA-BP, a partir de seu NEP-IESC, direcionou esforços para o fortalecimento do CGL e as relações regionais, visando assim à consolidação do contrato no território, a releitura do ensino no SUS e para o SUS e a criação de novas iniciativas educacionais que atingissem toda a RS. Tal organização e resultados positivos renderam ao COAPES REGIONAL, o desafio de atender outros municípios e RS que buscavam orientações e apoio para contratar o COAPES. Nesse sentido, o NEP-IESC da SMSA-SP incluiu em sua agenda, ações de cooperação (visitas técnicas, palestras e discussões) com o intuito de demonstrar os caminhos percorridos, oportunidades, possibilidades e a importância do CGL para a IESC.

Dentre os resultados, destacam-se: 1. Melhor percepção acerca da necessidade de construção coletiva e cotidiana da IESC nos cenários de prática 2. I Simpósio Regional e I Mostra de Experiências Exitosas sobre IESC realizado em 2018 e o qual reuniu mais de 400 participantes em palestras, oficinas de aprendizagem ativa e na apresentação de mais de 40 experiências exitosas 3. A expansão do COAPES REGIONAL que atualmente atinge 8 Instituições de Ensino e os 11 municípios da RS, com atividades em todos eles e 4. as ações de cooperação desenvolvidas entre 2017 e 2019 atingiram mais de 50 municípios de diversas regionais do Estado, os quais foram orientados e motivados a discutir e aderir ao COAPES.o SUS em seus 30 anos, tem se sustentado e evoluído pela construção coletiva e solidária dos que acreditam e valorizam suas práticas. Deste modo, pensar o ensino no SUS e para o SUS sem valorizar competências como a cooperação, seria contraditório. o COAPES representa mais que regras contratuais, mas uma rede de cooperação que possibilite aos usuários melhores condições de vida e saúde e assim sendo, cooperar com a sua expansão e consolidação é cooperar com o SUS e com o Ensino em Saúde do país.

Principal

Lisamara Dias De Oliveira Negrini

lisamaranegrini@gmail.com

Coautores

Mariane Borges Banfi, Jane De Oliveira, Cristiane Chiarion Vidiri

A prática foi aplicada em

Bragança Paulista

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Vital, 400, Residencial Piemonte, Bragança Paulista - Sp

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Marina De Fatima De Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal