Olá,

Visitante

Apoio Matricial: uma Ferramenta de Gestão para o Fortalecimento de Vínculos e Intersetorialidade na Atenção Básica do Município de Cabrobó-Pe.

É sabido que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado a partir da portaria nº 154 de 24 de janeiro de 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil (Ministério da Saúde). Dentre as ferramentas que o NASF dispõe, o apoio matricial é uma estratégia que apresenta uma grande potencialidade para o fortalecimento do processo de trabalho a nível da atenção básica. A experiência exitosa em destaque teve como objetivo de limitar a fragmentação da atenção, construir ações de promoção da saúde e prevenção de doenças a partir do território das Unidades Apoiadas e de valorizar o cuidado interdisciplinar. A experiência foi desenvolvida entre outubro de 2015 até a presente data, sob responsabilidade do NASF, composta por cinco profissionais, em conjunto com 11 UBS. Cada Profissional do NASF ficou responsável por no mínimo duas UBS.A experiência foi iniciada a partir de uma oficina de Apoio Matricial, organizada pelos profissionais do NASF com a gestão de saúde e os enfermeiros das 11UBS do município. A oficina foi montada com base no Caderno de Atenção Básica de número 39 e teve como principal objetivo de sensibilizar a gestão e os enfermeiros sobre a importância da integração entre NASF e UBS para uma melhor operacionalização do processo de trabalho da atenção básica. Dentro da oficina foram pactuados pela gestão encontros mensais entre o apoiador e a UBS apoiada, bem como reunião trimestral com todos os profissionais da atenção básica para compartilhar dificuldades e sucesso das ações desenvolvidas. Após a oficina cada apoiador começou a visitar as unidades apoiadas e começou-se a estudar o território da área de abrangência e construção do território. A partir do estudo do território identificou-se quais seriam as principais ações a serem desenvolvidas para a população da área coberta. Além do estudo do território foi colocado a necessidade do trabalho interdisciplinar, da cooperação e necessidade dos profissionais se enxergarem como equipe.

XX

Entre as dificuldades encontradas pode-se listar: falta de espaço nas unidades para as reuniões (em muitos casos a unidade não dispõe de salas adequadas para a realização de atividades grupais)

Principal

André Luiz de Almeida Cavalcanti

andre_luizcavalcante@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Cabrobó

Pernambuco

Nordeste

Rua João Andrade Golvinho - 428 - 1º andar, Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

André Luiz de Almeida Cavalcanti

emanoel.filho@fiocruz.br

03 jan 2020

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Planejamento Local e Participativo na Estratégia Saúde da Família no Município de Cachoeirinha/Tocantins
Tocantins
Práticas
Implantação do Espaço de ofertas de Práticas Integrativas e Complemenares em Saúde(Pics) para Trabalhadores, Alunos, Estagiários e Usuários-Ensp/Fiocruz
Rio de Janeiro
Práticas
Conferências Locais de Saúde: Estratégias de Educação Permanente para o Plano Municipal de Saúde.
Rio Grande do Sul
Práticas
“Uso de Dados do Sisreg Prótese odontológica no Planejamento na Gestão Pública em Fraiburgo Sc”
Santa Catarina
Práticas
Implantação de Ferramenta de Cadastro e Autorização de Procedimentos oncológicos em Montes Claros- Mg
Minas Gerais
Práticas
Saúde do Trabalhador: Ampliação do Acesso a Assistência, Cuidado, Promoção e Prevenção.
Paraíba
Práticas
A Saúde Mais Perto de Você
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento em Saúde: uma Construção Coletiva.
Paraíba
Práticas
Humanizar para Bem Cuidar: Capacitando Servidores de Santa Luzia para Um Cuidado Digno e Qualificado
Paraíba
Práticas
Monitoramento do Acesso e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde na Aps na Melhoria da Qualidade
Paraíba