Olá,

Visitante

Aperfeiçoamento do Processo de Gerenciamento do Programa do Tratamento Fora do Domicílio de Santa Luzia do Pará

o contexto nacional, estadual e principalmente o municipal que vivemos nos últimos anos nos fez repensar como construir alternativas para os nossos problemas estratégicos. Este trabalho que tem o título já citado representa o novo momento de qualificação da gestão municipal e exemplifica como vemos os nossos problemas e como construímos nossas soluções de alto impacto resolutivo, de baixo custo de implantação e manutenção, e de alta aceitabilidade pelos nossos servidores. Usamos para o projeto piloto o ambiente da coordenação do TFD porque este lida com o aspecto financeiro, lida com o acompanhamento da assistência especializada lida também com o aspecto epidemiológico, lida com o aspecto de sentinela para a coordenação de atenção básica e lida com o aspecto da judicialização da assistência ao usuário. Contudo, os resultados gerenciais estavam aquém da exigência da nova gestão e este apresentação visa apresentar os resultados preliminares desta iniciativa.

Os objetivos deste projeto são: aumentar a transparência dos dados e a acessibilidade deles ao gestor, aumentar a confiabilidade do processamento de dados, permitir a avaliação epidemiológica dos dados, melhorar o acompanhamento do usuário e garantir A metodologia usada foi, explicada como uma sequência de momentos, a seguinte: primeiro fizemos uma avaliação das técnicas utilizadas pelos servidores do setor com relação ao cadastramento de usuários, o registro das evoluções, a geração de recibos de pagamento e a emissão de relatórios. Segundo, verificamos a integração da coordenação do TFD, o setor financeiro e o setor de processamento do SIA. Terceiro: de posse da avaliação de resultados, verificamos a necessidade de redesenhar o processamento incluindo novas etapas, e a necessidade de se implantar um sistema de informação próprio de gerenciamento. Quarto: implantação efetiva do modelo e acompanhamento dos resultados.

Os resultados foram: com a implantação de novas etapas, aumentamos a confiabilidade do processamento das evoluções quando detectamos previamente 5 divergências entre valores os resultados do processamento das evoluções e dos pagamentos agora são comparáveis os dados do processamento das evoluções e do processamento do SIA agora são comparáveis emitimos relatórios epidemiológicos promovendo a definição de estratégias de intervenção implantamos relatórios de perfil de pagamentos pagos e pendentes para cada usuário para apresentação ao Ministério Público a metodologia usada se mostrou replicável para implantação no departamento de atenção especializada e por fim, introduzimos a visão estratégica de resultados na Coordenação do PTFD.Os resultados alcançados são prévios, apesar de serem bem sucedidos, porque entendemos que o projeto ainda está sendo escrito e precisamos avaliar o sucesso de alguns pontos. Contudo, somente o que já temos permitirá a reformulação do planejamento estratégico da secretaria na medida em que percebemos que estamos no caminho certo: a integração da qualificação da gestão, das pessoas e das técnicas. Aprender a aprender é o próximo passo de Santa Luzia do Pará, rumo a escrever uma nova história.

Principal

Jefferson Bentes De Carvalho

jeffbentes@hotmail.com

Coautores

Manoel Messias Rebouças De Carvalho

A prática foi aplicada em

Santa Luzia do Pará

Pará

Norte

Instituição

Rua Samambaia, 2962. Bairro Samambaia, Capanema/Pa. Cep 68700-290

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Manoel Messias Rebouças De Carvalho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

26 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Oferta e Inserção do DIU pelo Enfermeiro na Atenção Primária a Saúde do Município de Assunção
Paraíba
Práticas
A prática da natação para crianças e adolescentes com deficiência em município do sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Potencializando ações e atendimentos itinerantes nos bairros para melhoria e alcance de metas
Paraíba
Práticas
Implantação do cuidado farmacêutico na atenção básica, integrando farmácia a rede de atenção a saúde
Paraíba
Práticas
A eficácia do instrumento de classificação de risco gestacional na atenção primaria à saúde.
Paraíba