Olá,

Visitante

Ampliação do Acesso À Ultrassonografia Obstétrica em um Município do Interior do Amazonas: que m Atingimos e Qual o Impacto na Qualidade do Pré-Natal?

Um sistema de saúde que se dispõe a ser universal deve ser acessível. A ESF é a estratégia utilizada pelo SUS, na atenção primária, para ampliar este acesso, sendo responsável por coordenar o cuidado de uma população geográfica adscrita e garantir sua assistência integral. Toda gestante tem direito assegurado a um pré-natal de qualidade, e é consenso de que este deve envolver consultas ultrassonográficas. o MS recomenda, ao menos, uma consulta ultrassonográfica precoce. Este projeto foi idealizado a partir da avaliação subjetiva de profissionais de saúde envolvidos na assistência ao pré-natal que notaram lacuna na realização de ultrassonografias obstétricas em Itacoatiara, AM. Apesar de haver enorme pressão assistencial por exames ultrassonográficos no município, não havia nenhuma via de acesso exclusiva à gestação e suas complicações. Decidiu-se, portanto, criar esta via de acesso particular para atendimento exclusivo à ultrassonografia obstétrica em Itacoatiara, AM.

GERAL: Criar via de acesso exclusiva para exames de ultrassonografia obstétrica no município de Itacoatiara, AM. ESPECÍFICOS: 1. Traçar perfil das gestantes avaliadas 2. Verificar se o tempo de amenorreia foi compatível com a US 3. Comparar acesso à Trata-se de projeto de intervenção, quantitativo, no qual se alinhou que o médico assistente disporia de dois turnos por semana, a partir da segunda quinzena de outubro de 2018, para atendimento exclusivo em ultrassonografia obstétrica. Antes da intervenção, cerca de 90 exames/mês eram realizados após a intervenção, cerca de 90 vagas a mais foram abertas. Estas foram divididas pela gestão através do princípio da equidade: UBSs com maior pressão assistencial disporiam de mais vagas. as gestantes, que não realizaram ultrassonografia obstétrica, independentemente da idade gestacional, ao serem captadas pela ESF, seriam o público-alvo ideal deste plano de ação contudo, gestantes com ultrassonografias anteriores poderiam ter acesso ao serviço.

Antes da intervenção, foram realizadas cerca de 90 US obstétricas/mês. Após a intervenção, foram realizadas 298 US – cerca de 60 US/mês (aumento de 70% no acesso mensal). Cerca de 30% das gestantes avaliadas são adolescentes, a maioria é parda (59%), primigesta (33%), 56% possuem escolaridade insuficiente e 47%, algum distúrbio nutricional. Para 82% das usuárias, a US obstétrica da intervenção foi o primeiro exame. Esta, por sua vez, foi capaz de corrigir a idade gestacional em cerca de 50% das usuárias. A maioria das gestantes (53%) iniciou pré-natal no primeiro trimestre e foi captada pelo serviço < 28 sem [US 1º trim: 67 (27%) e US 2º trim: 111(46%)], demonstrando o impacto desta ação em melhorar a datação gestacional neste município.Conseguiu-se ampliar o acesso mensal das gestantes à US obstétrica no município de Itacoatiara em 70%, captando-as precocemente (

Principal

Samuel Benjamin Aguiar De Oliveira

sambenj@hotmail.com

Coautores

Iara Das Chagas Costa, Lorena Rolim Dos Santos, Marlene Aguiar De Souza, Nirlene Da Silva Smith, Vanderson De Souza Sampaio

A prática foi aplicada em

Itacoatiara

Amazonas

Norte

Instituição

Rua Coronel Queiroz, 406 – Centro, Itacoatiara, Am

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Keyt Ane Mendonça De Almeida

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal