Olá,

Visitante

Agentes mirins de combate à endemias

Andradas é um município situado no sul de Minas Gerais, na fronteira com o estado de São Paulo. Esta localização geográfica nos coloca entre cidades que convivem diariamente com grandes surtos de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, zika, chikungunya. Concluimos que o trabalho de prevenção era essencial Assim focados na mobilização social resolvemos trabalhar com as crianças, os jovens e adolescentes, a fim de por meio da conscientização destes realizar todas as mudanças de hábitos que nossa cidade precisava. A equipe de endemias, em parceria com as escolas, montou um esquema estruturado de atividades lúdicos, práticas pedagógicas a fim de demostrar para os alunos a importância e as obrigações de um agente de endemias e os convidou para que se tornarem “agentes mirins de combate a endemias”. Aceita a proposta começamos com a formação, que incluía aulas teóricas, praticas, debates, oficinas de proposição de ideias de intervenção, entre outras.

Os resultados de todo este trabalho foi muito positivo ficando claro que quando se investir na conscientização e na formação de cidadãos conseguimos alterar realidades bem complicadas, que o engajamento deste público é fundamental para a construção do resultado desse trabalho foi a comprovação de que precisamos informar, conscientizar e dividir responsabilidades com a população e que a mobilização deste público é fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz

Deixamos uma realidade em 2015 de 840 casos confirmados de dengue para 80 casos em 2016 e em 2017. 0 casos, que com certeza se deve ao trabalho de conscientização da população e nesse projeto especialmente através das crianças.o projeto “AGENTES MIRINS DE COMBATE A ENDEMIAS”, resultou na prevenção da instalação de novos focos para a criação dos mosquitos, além de contribuir para com o meio ambiente, por meio da sustentabilidade.

Principal

Daniele Cazarotto Delavia

vigilanciasaude@andradas.mg.gov.br

Coautores

Aldo Fernandes

A prática foi aplicada em

Andradas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Henrique Graziani,155

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Fernandes de Andrade Gonçalves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

05 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal