FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Os objetivos do projeto são: a) Promover a Educação Sexual preventiva, junto a comunidades rurais
Diante da realidade local e da vulnerabilidade da população ribeirinha de Porto Velho, principalmente pela dificuldade de acesso ao diagnóstico, nasceu a presente experiência na lógica da integração do ensino-serviço, com o objetivo de rastrear as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs e promover práticas de prevenção e promoção da saúde por meio da educação.
A experiência tem demonstrado uma ótima forma de acesso aos serviços especializados da SEMUSA pela comunidade residente nas áreas rurais da cidade. Por se tratar de uma temática que ainda envolve questões como preconceito e estigmas, além de culturalmente não fazer parte do dia a dia destas comunidades, este projeto é uma garantia de direitos na saúde para a população. Além disso, as questões culturais destas localidades reforçam a necessidade de ações itinerantes, pois este público não se desloca para a cidade com frequência e aliada ao fato de não procurarem os serviços de saúde, reforça a positividade desta experiência. Atualmente o projeto possui uma agenda de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Av. Gov. Jorge Teixeira, 1146