Olá,

Visitante

A Introdução da Técnica Shantala nas Unidades de Saúde de Girau do Ponciano/Al Valorizando a Humanização da Assistência

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:

O toque permite uma aproximação entre pessoas, ele permite um meio de comunicação tátil, que exerce de uma forma benéfica uma melhoria sobre o desenvolvimento, agilidade, e estado emocional. A Shantala é vista como um toque terapêutico capaz de proporcionar um estímulo cutâneo e melhora no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.A massagem terapêutica tem demonstrado efeitos positivos no comportamento motor de várias crianças. A Shantala é uma massagem originária do sul da Índia e é transmitida oralmente de geração para geração. Foi descoberta por Frederick Leboyer, médico francês que, em uma de suas viagens ao sul da Índia, pôde observar uma mãe massageando seu filho? e batizou a sequência de movimentos com o mesmo nome da mãe que a realizava: Shantala. São muitos os benefícios da técnica Shantala, a começar pelo aperfeiçoamento da comunicação com a mãe ou com quem estiver fazendo a massagem, pois o processo beneficia tanto a criança quanto quem está interagindo com ela. Deve-se praticar a massagem nos quatro primeiros meses de vida, ou enquanto a criança não consegue movimentar-se.No entanto, quanto mais tempo a técnica for praticada, melhor será oseu benefício. Esta técnica de massagem pode aliviar cólicas, acalmar e ajudar o bebê a dormir melhor. Pode ainda favorecer o desenvolvimento psicomotor e emocional, já que proporciona uma maior integração dos pais com o bebê.Diante dos benefícios encontrados nesta técnica milenar, em outubro de 2013 iniciamos um projeto com as mães e os bebês de Girau do Ponciano sobre a aplicação do método Shantala em uma unidade de Saúde. As mães se mostraram interessadas e vem praticando com seus filhos, a cada ano expandimos mais a técnica para que o máximo de mães Girauenses possa realizar e se beneficiar da Shantala. Em 2015 conseguimos atingir 100% das Equipes de Saúde da Família, através da perpetuação da técnica para os enfermeiros que demostraram interesse em aprender a multiplicar a aplicação da técnica nas mães e crianças da população adstrita do PSF.

Iniciado em 2013, e a cada ano ampliando e fortalecendo esta ação de estímulo à prática da Shantala nas mamães e bebês, compreendemos a grandiosa importância de ações como esta na melhoria da qualidade da assistência materna e infantil.O projeto é de fácil replicabilidade, com baixíssimo custo para implantação e execução, se for considerado que o treinamento foi ofertado por profissionais da própria equipe, tendo sido adquirido apenas um óleo mineral para ajudar na execução da técnica.É uma estratégia com influencias diretas no que diz respeito à humanização da assistência, tendo como fator primordial o potencial de multiplicação desta ação entre a própria comunidade.Iniciativas como esta contribuem para o avanço e fortalecimento das políticas públicas e a garantia dos direitos da mãe e do bebê, contribuindo para uma assistência qualificada, tendo como principal conquista, a valorização da humanização da assistência do binômio mãe e filho.Ações como esta refletirão diretamente na influência de indicadores importantes como a redução da mortalidade infantil no município. Sendo assim, esta prática acontecerá de forma sistemática e contínua, para que a curto e médio prazo possamos identificar seus benefícios e conquistas.

Principal

Claudione Pereira Vieira Silva

aruskamagalhaes@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Girau do Ponciano

Alagoas

Nordeste

Instituição

Rua Professor Lauro Mendonça S/N

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Claudione Pereira Vieira Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 ago 2016

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Medicinas da Jurema Sagrada
Paraná
Práticas
Implantação das práticas integrativas e complementares (Pics) a partir da experiência vivida pelos servidores da rede de atenção à saúde no município
Minas Gerais
Práticas
Saúde Emocional: a Constelação Familiar Como Ferramenta de Desenvolvimento Bio-Psico-Social na Estratégia de Saúde da Família (Esf) do Município de Maria da Fé – Mg.
Minas Gerais
Práticas
Auriculoterapia Como Estratégia de Cuidados e de Valorização das Ações e da Qualidade de Vida dos Agentes Comunitários de Saúde pela Equipe do Nasf-Ab do Município de Esplanada-Ba.
Bahia
Práticas
Saúde Mental em Foco
Maranhão
Práticas
Acupuntura
Rio de Janeiro
Práticas
A Expansão das Práticas Integrativas na Cidade do Recife
Pernambuco
Práticas
O Trabalho com a Bioenergética no Centro de Referencia em Prática Integrativas e Complementares do Vale do São Francisco
Pernambuco
Práticas
Implantação do Tratamento da Auriculoterapia com Sementes de Mostarda com o Grupo dos Profissionais das Unidades Básicas de Saúde do Município de Abaré-Ba.
Bahia
Práticas
Uso da Acupuntura no Tratamento da Dor Crônica Pós Chikungunya: Um Relato de Experiência
Bahia