Olá,

Visitante

A Introdução da Técnica Shantala nas Unidades de Saúde de Girau do Ponciano/Al Valorizando a Humanização da Assistência

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:

O toque permite uma aproximação entre pessoas, ele permite um meio de comunicação tátil, que exerce de uma forma benéfica uma melhoria sobre o desenvolvimento, agilidade, e estado emocional. A Shantala é vista como um toque terapêutico capaz de proporcionar um estímulo cutâneo e melhora no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.A massagem terapêutica tem demonstrado efeitos positivos no comportamento motor de várias crianças. A Shantala é uma massagem originária do sul da Índia e é transmitida oralmente de geração para geração. Foi descoberta por Frederick Leboyer, médico francês que, em uma de suas viagens ao sul da Índia, pôde observar uma mãe massageando seu filho? e batizou a sequência de movimentos com o mesmo nome da mãe que a realizava: Shantala. São muitos os benefícios da técnica Shantala, a começar pelo aperfeiçoamento da comunicação com a mãe ou com quem estiver fazendo a massagem, pois o processo beneficia tanto a criança quanto quem está interagindo com ela. Deve-se praticar a massagem nos quatro primeiros meses de vida, ou enquanto a criança não consegue movimentar-se.No entanto, quanto mais tempo a técnica for praticada, melhor será oseu benefício. Esta técnica de massagem pode aliviar cólicas, acalmar e ajudar o bebê a dormir melhor. Pode ainda favorecer o desenvolvimento psicomotor e emocional, já que proporciona uma maior integração dos pais com o bebê.Diante dos benefícios encontrados nesta técnica milenar, em outubro de 2013 iniciamos um projeto com as mães e os bebês de Girau do Ponciano sobre a aplicação do método Shantala em uma unidade de Saúde. As mães se mostraram interessadas e vem praticando com seus filhos, a cada ano expandimos mais a técnica para que o máximo de mães Girauenses possa realizar e se beneficiar da Shantala. Em 2015 conseguimos atingir 100% das Equipes de Saúde da Família, através da perpetuação da técnica para os enfermeiros que demostraram interesse em aprender a multiplicar a aplicação da técnica nas mães e crianças da população adstrita do PSF.

Iniciado em 2013, e a cada ano ampliando e fortalecendo esta ação de estímulo à prática da Shantala nas mamães e bebês, compreendemos a grandiosa importância de ações como esta na melhoria da qualidade da assistência materna e infantil.O projeto é de fácil replicabilidade, com baixíssimo custo para implantação e execução, se for considerado que o treinamento foi ofertado por profissionais da própria equipe, tendo sido adquirido apenas um óleo mineral para ajudar na execução da técnica.É uma estratégia com influencias diretas no que diz respeito à humanização da assistência, tendo como fator primordial o potencial de multiplicação desta ação entre a própria comunidade.Iniciativas como esta contribuem para o avanço e fortalecimento das políticas públicas e a garantia dos direitos da mãe e do bebê, contribuindo para uma assistência qualificada, tendo como principal conquista, a valorização da humanização da assistência do binômio mãe e filho.Ações como esta refletirão diretamente na influência de indicadores importantes como a redução da mortalidade infantil no município. Sendo assim, esta prática acontecerá de forma sistemática e contínua, para que a curto e médio prazo possamos identificar seus benefícios e conquistas.

Principal

Claudione Pereira Vieira Silva

aruskamagalhaes@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Girau do Ponciano

Alagoas

Nordeste

Instituição

Rua Professor Lauro Mendonça S/N

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Claudione Pereira Vieira Silva

Conta vinculada

08 ago 2016

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Educação em Saúde, Cultura e Ambiente Como Estratégia para a Implantação da Fitoterapia na Atenção Básica do Município de São Francisco do Conde-Bahia
Bahia
Práticas
Relato do Processo de Implantação de Protocolo de Fitoterápicos Municipal no Município de Vera Cruz do oeste, Brasil
Paraná
Práticas
Projeto Farmácia Viva
Piauí
Práticas
Gestão das Pics: Instrumento de Avaliação Como Indicador de Efetividade e Consolidação na Aps.
Santa Catarina