Olá,

Visitante

A Importância das Ações de Saúde Bucal desde A Primeira Infância Relato de Experiência

A saúde bucal desde a primeira infância é um dos fatores mais importantes para que as crianças cresçam saudáveis. A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral. A higiene bucal deve ser estimulada desde o nascimento do bebê para que se tenha uma rotina de limpeza desde a infância. Diante disso, a equipe de Saúde Bucal da ESF CUNHA E SILVA/BNH no município de Presidente Médici – Rondônia vem promovendo ações de promoção em saúde e prevenção às doenças da cavidade oral. o público alvo são crianças com faixa etária de 0 a 12 anos que residem na área de abrangência da UBS e as crianças matriculadas nas escolas prioritárias que fazem parte do PSE. as ações de promoção e prevenção são de fundamental importância, além do atendimento, a educação e assistência aos pais e responsáveis para que se desenvolva uma atitude positiva de promoção de saúde e conscientização.

• Diagnosticar precocemente problemas dentários • A implementação de estratégias coletivas em saúde bucal • Criar nas crianças bons hábitos de higiene bucal • A importância do profissional em Saúde Bucal na ESF e PSE • Orientar os pais e/ou responsáv A experiência realizada foi com crianças matriculadas em escolas municipais prioritárias e as cadastradas no bairro CUNHA E SILVA. as ações ocorreram ao longo de 2018 e foram realizados 428 atendimentos odontológicos em crianças de 0 a 12 anos na UBS. Os principais temas abordados aos pais na roda de conversa: A importância da alimentação saudável, aleitamento materno, o uso de dentifrício fluoretado, hábitos deletérios, escova dental ideal, uso do fio dental, cárie precoce, desmistificando o uso do antibiótico na infância, a troca de dentição e a higienização bucal da criança. No PSE oferta de palestras e vídeos educativos, avaliação de saúde bucal, escovação supervisionada e a aplicação tópica de flúor como forma de controle de cárie.

A promoção de saúde bucal desde a 1ª infância através de ações educativas e preventivas pode reduzir o índice de doenças orais evitando ou minimizando a ocorrência de situações invasivas e dolorosas. Além disso, a roda de conversa aos pais é de suma importância, pois mostramos a importância da saúde bucal da criança e sanar as dúvidas frequentes. Já, a avaliação bucal na UBS e na escola detectou crianças que necessitavam de tratamento dentário, a equipe contatou os pais para realizar o tratamento odontológico. De fevereiro de 2018 a Dezembro de 2018 segundo os dados do E-SUS foram realizados 938 atendimentos odontológicos, sendo 428 atendimentos em crianças de 0 – 12 anos. Ou seja, 45% dos atendimentos realizados são em crianças.A implantação de novas metodologias de atenção à saúde bucal na UBS teve êxito. A prioridade na prevenção se materializou na implantação de métodos de educação e motivação em saúde, que tem como objetivo a mudança de hábitos na vida de cada criança. Sendo assim, a criança dificilmente esquecerá os conceitos básicos da higiene bucal e conseguirá entender a importância de cuidar da boca para o resto da vida. as ações na UBS E PSE são essenciais para conscientização e prevenção às patologias orais.

Principal

Maria Cecília Simões Silva

mariacecilia22ceci@gmail.com

Coautores

Maria Cecília Simões Silva

A prática foi aplicada em

Presidente Médici

Rondônia

Norte

Instituição

Avenida Porto Velho Nº 1584, Centro – Presidente Médici – Rondônia 76916-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Rubi Ferreira Da Costa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

27 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba