Toda a gestão necessita de ferramentas na sua organização, e não seria diferente na saúde pública. A perda de dados interferi diretamente na produção e na série histórica da Secretária da Saúde, tornando fália as ações do gestor. Dessa forma a busca pelas novidades tecnológicas na área da informação é inevitável. A tecnologia vem se aperfeiçoando a cada segundo tornando-se uma facilitadora em vários setores da gestão pública, e no âmbito da saúde, ela tornou-se uma ferramenta indispensável pois com ela, podemos obter resultados mais efetivos quanto a diagnósticos e dados estatísticos, tornando as demandas do município mais visíveis. Analisando as carências podemos traçar estratégias, elaborar projetos e executá-los de maneira mais eficiênte, dando a atenção primária o papel que lhe é de direito dentro da saúde municipal, o de prevenção.
o presente trabalho objetivou a implantação de um sistema de informação para efetiva melhora no atendimento aos pacientes através do prontuário eletrônico, aprimorando o desempenho na coleta de dados estatísticos, e organização dos setores da gestão Entendendo que a secretaria da saúde necessitava de um sistema de informação para apurar sua gestão, em um primeiro momento, se tentou utilizar o sistema PEC do SUS porém a ferramenta só atendia a atenção básica, e o município conta com outros tipos de serviços, por meio de uma comissão composta pelos responsáveis de cada setor da secretaria, foi elaborado um resumo com as necessidades para gerir e melhorar os atendimentos. Através desse documento foi solicitado a abertura de um edital de licitação, foram pesquisadas empresas especializadas para o processo, sendo contratada a que melhor se adequou ao edital. A implantação foi acompanhado por profissionais que auxiliaram na gestão e montaram o sistema conforme às necessidades do município.
Após o início da implantação, houve uma melhora significativa em todos os setores envolvidos, as unidades de saúde do município começaram a utilizar o prontuário eletrônico facilitando a troca de informações os com isso ocorreu a diminuição de solicitações de exames e receitas sem necessidades no faturamento tivemos o encaminhamento dos dados de procedimentos e atendimentos do município com menos, glosa para envio do Boletim de Procedimento Ambulatorial (BPA). No setor de regulação do município ouve uma desburocratização do processo pois o paciente já sai encaminhado do consultório médico quando necessário para atendimento com especialistas do município. Além de contribuir para controle e economia de compras de medicamentos e serviços.De modo geral pode-se constatar que a informatização tornou-se peça fundamental para que o gestor da secretaria tomasse as decisões corretas, em relação a continuidade de atendimentos, compras de serviços, materiais e medicamentos. Além de facilitar o trabalho dos setores os quais hoje conseguem obter dados estatísticos com as reais demandas do município, e facilitando as informações que são enviados para o Ministério da Saúde.
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