Olá,

Visitante

A Implantação da ouvidoria Municipal de Saúde Como Estratégia de Fortalecimento da Gestão da Saúde no Município de Benevides-Pa/2015.

A implantação do serviço de Ouvidoria Municipal de Saúde de Benevides foi uma iniciativa fomentada durante as prè-conferências municipais de saúde e pelo gestor municipal da saúde, a qual envolveu diversos departamentos, tais como a direção do Departamento de Atenção em Saúde-DEAS, da Atenção Básica e da Assessoria de Planejamento.Processo ocorrido entre os meses de Outubro a Dezembro de 2015, com a elaboração do projeto, o qual foi exposto ao Conselho Municipal de Saúde e a Comissão Intergestora Regional Metropolitana I, tendo o parecer aprovado. Após a aprovação pelas instâncias colegiadas, o projeto foi exposto às equipes de saúde bem como à população com a finalidade de esclarecer e orientá-los de como a Ouvidoria se desenvolveria no Município. As reuniões com as equipes forma in loco, ou seja, em cada Unidade de Saúde e demais estabelecimentos com o objetivo de garantir uma maior proximidade e segurança quanto ao real papel da Ouvidoria.

A ouvidoria do SUS é definida como um canal democrático de comunicação entre o usuário, a sociedade e as diversas instâncias da gestão. Possibilitam aos mesmos uma intensa participação, mediante um diálogo permanente, na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, favorecendo assim o processo de tomada de decisões para a gestão, assim como  assegurar e/ou fortalecer um dos princípios do SUS, o controle social.

Entende-se que a ouvidoria em Benevides ainda é um serviço que está em contínua construção e/ou consolidação, porém tem oportunizado uma avaliação sistemática e contínua as equipes de saúde. Entretanto, ainda precisa ultrapassar um grande desafio relacionado a visão errônea que ainda é fomentada acerca do real da Ouvidoria, onde ainda se intitula de ser meramente um instrumento de denúncias e reclamações. Como perspectivas temos a efetivação do Plano de Acesso ao Nível I da Ouvidoria e também a instalação da Ouvidoria para o futuro prédio do Hospital Maternidade de Benevides.

Principal

Lidiane de Nazaré Noronha Ferreira Baia

A prática foi aplicada em

Benevides

Pará

Norte

Instituição

Rua João Batista Figueiredo, 2 Centro

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Lidiane de Nazaré Noronha Ferreira Baia

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

27 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Visita Domiciliar ao Usuário do SUS com Demanda Judicial
Ceará
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro