Olá,

Visitante

A Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS): a Atuação do Gestor Como Estratégia de Melhoria na Qualidade do Serviço

O sistema de informação é compreendido como uma ferramenta ou instrumento para adquiri, processar, guarda, organizar analisar dados que venha dispor informações e conhecimento sobre determinados elementos na área da saúde que servirá para orientar e conduzir os gestores para boas condutas e ações efetivas no contexto da saúde com redução de gastos e melhoria da qualidade de vida. Sabe-se que o sistema de informação é muito importante para o serviço publico de saúde em decorrências das características e resultados positivos que se tem conseguido quando é utilizado de forma correta. Porém ainda são encontrados alguns desafios nesta politica. O presente trabalho tem como objetivo descrever e aleta a importância do sistema de informação para o gestor, fortalecendo o seu uso e implantação, e mostrar os desafios encontrados no sistema único sobre o sistema de informação. A metodologia utiliza é do tipo exploratória, conservativa, de caráter bibliográfico realizado em livros, artigos científicos e bancos de dados da internet, acessados por meio de palavras-chave. Sendo utilizados os textos após leituras sucessivas e fichamentos dos materiais selecionados, para extrair reflexões sobre a temática em pauta e adequa ao tema proposto. O sistema de informação tem mostra resultados satisfatório e positivo para o desenvolvimento de uma boa gestão quando utilizado de forma correta dispondo maior capacidade argumentativa com otimização de recursos a base de evidencias, ajudando na organização do serviço com o planejamento, monitoramento e avaliação, ampliando a compreensão te todo o processo administrativo e situacional de uma determinada território e população avaliando o trabalho e impactos das ações e politicas tomadas para a população, construindo indicadores de forma uniforme e redução de custos e serviços. Porém ainda existe alguns problemas que interfere diretamente ou indiretamente o sistema de informação que poderá afetar de forma impactante e progressiva o sistema único de saúde e população progredindo e afetando o desenvolvimento do sistema único. Concluímos que o sistema de informação é fundamental para o SUS em decorrência das caraterísticas que o mesmo dispõem para os gestores e trabalhadores na área da saúde, servindo como um guia para realizar uma boa gestão, melhorando a qualidade assistência e administrativa.

Sistema Único de Saúde. Sistema de Informação, Importância e Desafios

Principal

Jose Jonathas Albuquerque de Almeida

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jose Jonathas Albuquerque de Almeida

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré Conferências Locais de Saúde: “Um Exemplo de Democracia na Saúde de Porto Velho, Rondônia.#
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Educação Popular em Saúde: Estratégia de Gestão Participativa
Ceará
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os Avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Espaços de Cidadania: a Implantação das ouvidorias Municipais na 18ª Região de Saúde do Estado do Ceará
Ceará
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo