Olá,

Visitante

A Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS): a Atuação do Gestor Como Estratégia de Melhoria na Qualidade do Serviço

O sistema de informação é compreendido como uma ferramenta ou instrumento para adquiri, processar, guarda, organizar analisar dados que venha dispor informações e conhecimento sobre determinados elementos na área da saúde que servirá para orientar e conduzir os gestores para boas condutas e ações efetivas no contexto da saúde com redução de gastos e melhoria da qualidade de vida. Sabe-se que o sistema de informação é muito importante para o serviço publico de saúde em decorrências das características e resultados positivos que se tem conseguido quando é utilizado de forma correta. Porém ainda são encontrados alguns desafios nesta politica. O presente trabalho tem como objetivo descrever e aleta a importância do sistema de informação para o gestor, fortalecendo o seu uso e implantação, e mostrar os desafios encontrados no sistema único sobre o sistema de informação. A metodologia utiliza é do tipo exploratória, conservativa, de caráter bibliográfico realizado em livros, artigos científicos e bancos de dados da internet, acessados por meio de palavras-chave. Sendo utilizados os textos após leituras sucessivas e fichamentos dos materiais selecionados, para extrair reflexões sobre a temática em pauta e adequa ao tema proposto. O sistema de informação tem mostra resultados satisfatório e positivo para o desenvolvimento de uma boa gestão quando utilizado de forma correta dispondo maior capacidade argumentativa com otimização de recursos a base de evidencias, ajudando na organização do serviço com o planejamento, monitoramento e avaliação, ampliando a compreensão te todo o processo administrativo e situacional de uma determinada território e população avaliando o trabalho e impactos das ações e politicas tomadas para a população, construindo indicadores de forma uniforme e redução de custos e serviços. Porém ainda existe alguns problemas que interfere diretamente ou indiretamente o sistema de informação que poderá afetar de forma impactante e progressiva o sistema único de saúde e população progredindo e afetando o desenvolvimento do sistema único. Concluímos que o sistema de informação é fundamental para o SUS em decorrência das caraterísticas que o mesmo dispõem para os gestores e trabalhadores na área da saúde, servindo como um guia para realizar uma boa gestão, melhorando a qualidade assistência e administrativa.

Sistema Único de Saúde. Sistema de Informação, Importância e Desafios

Principal

Jose Jonathas Albuquerque de Almeida

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jose Jonathas Albuquerque de Almeida

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho Local de Saúde no Fortalecimento do Controle Social no Município de Crato-Ce
Ceará
Práticas
Implantação de Conselho Local de Saúde em Município de Pequeno Porte Através de Redes Sociais
Minas Gerais
Práticas
A Concretização do Controle Social Através de uma Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental no Município de Silva Jardim – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Ouvidora da Saúde no Município de Lagoa da Prata – Um Espaço de Participação Efetiva, Controle Social, Mediação, Humanização e Fortalecimento da Rede.
Minas Gerais
Práticas
Ação Conjunta Entre a ouvidoria/Cms de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde Promove Trabalho Diferenciado À População de Primavera do Leste Realizando Experiencias Exitosas.
Mato Grosso
Práticas
Pesquisa de Satisfação Usuários Internados – Hospitais Federais do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Avaliação do Impacto da Divulgação dos Serviços e Ações da Secretaria Municipal de Saúde Como Ferramenta de Prestação de Contas, Consolidação da Imagem da Instituição e Incentivo a Participação Popula
Paraná
Práticas
Ouvidoria Ativa – (Re) Aprendendo a Escutar o Usuário
Paraná
Práticas
Agenda Participativa: Contribuição para o Fortalecimento do Planejamento em Saúde de Guaraí – To.
Tocantins
Práticas
Intersetorialidade: Concepção Ampliada de Saúde nas Ações do Conselho Local de Saúde das Gramas – Castro /Pr
Paraná