Olá,

Visitante

A Efetividade da Rede Municipal de Proteção A Criança e ao Adolescente do Programa Saúde na Escola – PSE

em 2018, Nova Olinda do Norte enfrentou altos índices de agravos biopsicossociais em alunos da rede publica de ensino, sendo notificados os casos de Cutting e grupos com envolvimento em rituais satânicos onde cometiam automutilação, furtos, sacrifícios de animais, trocas de fluidos corporais e uso de drogas. Diante dessa situação a Coordenação do PSE foi incumbida em desenvolver ações de intervenção, contudo, pela dimensão do problema se fez indispensável o envolvimento de outros atores na busca de mobilizar todos os órgãos da esfera pública local para o enfrentamento das situações encontradas, assim surgiu a Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente com encontros mensais contando com a participação da Coordenadoria Regional de Educação-SEDUC SEMSA NASF SEMED CRAS CREAS CAPS CMDCA CMS Conselho Tutelar Coordenação Municipal da Saúde do Adolescente Polícia Militar e Ministério Publico.

Unificar os serviços multidisciplinares na tentativa de identificar, tratar, monitorar, coibir e prevenir as autoagressões e violências coletivas entre educandos do ensino fundamental II ao ensino médio das escolas da rede publica, abrangendo a faixa A Rede elaborou um fluxograma de encaminhamento para alunos identificados com esses agravos, onde 34 foram casos de automutilação e 10 com envolvimento na seita, todos com idade de 12 a 18 anos. Foram criados grupos de apoio psicológico e medidas preventivas para conter a situação que afetou 5 escolas. as ações atingiram em torno de 3000 mil alunos com palestras, campanhas e mobilizações sociais, além da capacitação do profissionais para o gerenciamento dos agravos encontros com as famílias e apoio psicológico aos pais dos envolvidos Todas as ações foram desenvolvidas por uma equipe de facilitadores composta pelos integrantes da rede e seus representantes, os quais foram capacitados para desenvolverem as ações no âmbito escolar.

A construção dessa rede foi determinante para as ações do PSE, a união entre os Setores Públicos possibilitou a elaboração de um plano de intervenção o qual contemplou todos as necessidades do momento, incluindo a elaboração de um fluxograma para auxiliar nos serviços integrados da rede. Com o apoio desses profissionais outros atores se disponibilizaram a participar dessa luta incluindo instituições religiosas que desenvolveram ações direcionados para o fortalecimento da fé. A participação fundamental da Segurança Publica e do Ministério Publico facilitaram a confiabilidade diante das ações propostas reduzindo 60% dos casos.em um município pequeno os serviços basicamente se restringem aos dispositivos da prefeitura. Com isso, o pse se viu em uma situação precáriapelo numero de alunos e escolas que devem ser acompanhadas, principalmente porque muitas situações não se resolvem apenas com os profissionais da saúde e não tendo esse elo entre os setores, um problema acaba transitando entre vários setores sem resolução. Por isso a importância de unificar os serviços para a resolução efetiva dos casos.

Principal

Liliam Rafaelle Souza Da Silva

fga.liliam@hotmail.com

Coautores

Lucelia França Lima, Maria Ijane Gonzaga, Ellen De Oliveira Vaz, Leonilda Maria Reis Limeira,

A prática foi aplicada em

Nova Olinda do Norte

Amazonas

Norte

Instituição

Rua Joel Ferreira Bairro Santa Maria S/N – Nova Olinda Do Norte

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Laene Conceiçãogadelha

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

27 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba