Até meados de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contemplava em sua estrutura as vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, e com muitas fragilidades faziam ações voltadas a vigilância em saúde do trabalhador. No ano de 2018, com a gestão voltada ao planejamento estratégico, foi priorizado que a vigilância em saúde do trabalhador tivesse suporte e desenhasse um plano de ação. Essa vigilância passou oficialmente a existir em maio desse mesmo ano, e teve como desafio realizar o “1º Encontro Municipal em Saúde do Trabalhador”, tema central desse artigo que teve como público alvo os próprios servidores lotados na SMS, e como pilares: aprimorar os conhecimentos a cerca da temática em questão e o cuidar da própria saúde. o resultado esperado era proporcionar aos servidores públicos municipais da saúde noções em saúde do trabalhador, bem como um dia de cuidados especiais à sua saúde e demandar ações futuras de cuidados de quem cuida, neste caso os trabalhadores da saúde.
Proporcionar aos servidores públicos municipais lotados na Secretaria Municipal de Saúde, noções em saúde do trabalhador, bem como um dia de cuidados especiais voltados à sua saúde. Foi realizada uma análise bibliográfica e documental para compreender o panorama epidemiológico em que a saúde do trabalhador está inserida no município de Diamantino (MT). Posteriormente foi realizado o “1º Encontro Municipal em Saúde do Trabalhador”, tema norteador desse trabalho, que teve como público-alvo 244 servidores públicos municipais lotados na SMS, que foram divididos em dois grupos e desenvolvidas as mesmas propostas – palestras, atendimento médico, cuidados de higiene, beleza e com o corpo, porém em datas distintas, contemplando dois dias para cada grupo. O evento aconteceu nos dias 13, 14, 22 e 23 de novembro de 2018, proporcionando aos seus participantes noções em saúde do trabalhador e cuidados especiais à sua saúde.
Nos dias 13 e 14, foi apresentado o perfil epidemiológico dos próprios servidores participantes e um panorama geral sobre a Saúde do trabalhador no Estado de Mato Grosso palestras sobre síndrome de bournout e qualidade de vida no trabalho. Os dias 22 e 23 foram dedicados aos cuidados com os servidores, sendo realizados os seguintes atendimentos: ortopedia 30 nutrição 12 psicologia 9 psiquiatria 4 reflexologia 88 massagem 42 auriculoterapia 89 cabeleireiro 34 e manicure 44. Ainda como resultados, identificou-se: elevação da autoestima, reconhecimento profissional e pelos serviços prestados, necessidade de repensar o dia a dia enquanto profissional e a importância do cuidado com a própria saúde. O evento foi bastante produtivo, serviu para que os profissionais entendessem a importância do cuidado com a saúde do trabalhador, mais precisamente, com a sua própria saúde, pois se eles não estiverem bem consigo mesmos, como poderão cuidar bem da saúde do outro? Trouxe para a roda de conversa a necessidade de mais atividades deste porte para rediscutir o cuidado de quem cuida de pessoas, demandou muitas informações para ações futuras e melhoria nas ações da vigilância em saúde do trabalhador.
Rua dos Jambeiros - Novo Diamantino, Diamantino - MT, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO