Olá,

Visitante

“Boas Práticas em Alimentação Saudável e Realização de Atividades Físicas. ”

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: A escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Sabemos que diariamente, tanto nas escolas quanto em suas residências, algumas crianças recusam provar a alimentação que é oferecida, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Assim as crianças não têm uma boa alimentação, comendo salgadinhos e etc., as frutas e verduras ficam de lado. Além é claro, do universo tecnológico, que traz as crianças e adolescentes para o mundo dos jogos virtuais e redes sociais, dificultando a prática de atividades físicas e corporais. Sendo assim, propomos um trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelas escolas e sua comunidade escolar, uma vez que entendemos que este tema é de suma importância para às relações de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos sobre uma boa qualidade de vida e as transformações neste campo.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O desenvolvimento do projeto ocorreu em 04 etapas:1ª Etapa: Formação técnica e pedagógica dos professores de educação física da Rede Municipal de Ensino.2ª Etapa – Contextualização: Nessa etapa, os professores desenvolveram com os alunos (as) a inserção ao tema do projeto. Nesse ponto, os professores aproximarão os alunos dessa realidade, ou seja, abordaram com os discentes os conceitos e classificações básicas, por exemplo, apresentar o que é uma boa alimentação.3ª Etapa – Produções: Tendo em vista a faixa etária das crianças, foram executadas atividades coletivas e individuais. Nesse momento procuramos facilitar o processo de autonomia e criatividade dos alunos e simultaneamente incentivar a linguagem, o pensamento e o senso crítico conforme a faixa de desenvolvimento dos educandos.4ª Etapa – Encerramento: Foram realizadas apresentações para a comunidade escolar em vista de alguma temática relacionada ao projeto. Nesse caso, os professores juntamente com os alunos elaboraram algo para a culminância do projeto tendo em vista as particularidades e a realidade dos alunos. Foram desenvolvidas as mais diversas atividades, tais como dramatizações, música, vídeos, conto, desfile, exposição entre outros.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:- Necessidade de atenção à Saúde do Escolar- Integração das USF’s e escolas- Ampliar o universo de conhecimento e respeito dos hábitos saudáveis

O Município de São José da Tapera possui uma área geográfica total de 519,626 Km², com população geral de 30.088 habitantes, destes 14.850 do sexo Masculino e 15.238 do sexo feminino (CENSO IBGE 2010). Em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município conta com aproximadamente 130 comunidades rurais (sítios, povoados, fazendas e distrito), os quais possuem como principal meio de locomoção motos e carros particulares. A Unidades Públicas de ensino no município distribuídos nas comunidades acima mencionadas contam com mais de 10.000 alunos, destes, grande parte já foram avaliados pelo Programa Saúde na Escola – PSE, que a cada ano contabiliza mais discentes com sobrepeso e obesos. O interesse em trabalhar este tema partiu num primeiro momento da observação desses dados e em seguida como uma indicação da Semana Saúde na Escola, a qual procura ampliar o reconhecimento das ações planejadas e executadas no âmbito do PSE, além de fortalecer a integração e articulação entre os setores da saúde e da educação no nível local. Entendemos que as unidades escolares se constituem como espaços privilegiado para a promoção da saúde, uma vez que exerce papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida dos seus alunos. A promoção de uma alimentação saudável e da importância de realização de atividades físicas no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais

#NOME?

Principal

Neyla Campos Almeida Cordeiro de Menezes

A prática foi aplicada em

São José da Tapera

Alagoas

Nordeste

Instituição

Rua 1º de maio, s/n, Centro

Uma organização do tipo

Instituição privada

Foi cadastrada por

Neyla Campos Almeida Cordeiro de Menezes

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba